Caos em Recife: chuva de 120 mm em 24h provoca inundações, deslizamentos e morte

As vésperas do dia de São Pedro, chuvas fortes castigam o município de Recife e Região Metropolitana, provocando inundações, deslizamentos e morte.

Morte em Recife
Chuvas intensas vêm castigando a capital Recife e Região Metropolitana, e ciclista morreu ao tentar passar por túnel interditado. Foto: Reprodução.

Desde o final de semana, que a chuva castiga várias regiões do estado de Pernambuco. Mas nas últimas 24 horas, o acumulado de precipitação causou inúmeros alagamentos, suspensão das aulas da rede pública e até morte.

Na madrugada desta terça-feira (26) a Prefeitura de Recife entrou em estágio de alerta e a rotina da cidade foi impactada por causa das fortes chuvas que caíram sobre a cidade. Canais da cidade vizinha, Olinda, transbordaram e funcionários da prefeitura precisaram fazer uma limpeza para retirada do lixo.

Homem morre ao tentar atravessar túnel alagado

Nesta terça-feira, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu um aviso meteorológico de estado de atenção para as regiões da Mata Sul, Região Metropolitana do Recife e Mata Norte.

A cidade de Recife é atravessada por diversos canais, que facilitam a ocorrência de alagamentos em diversos pontos do município, atrapalhando a rotina do recifense. As aulas da rede municipal foram suspensas devido às fortes chuvas, e a recomendação da prefeitura foi de que os moradores evitassem sair de casa, exceto se estiverem em área de risco.

O maior acumulado de precipitação foi registrado no município de Amaraji, na Mata Pernambucana, com 120,3 mm entre a terça (26) e a quarta (27).

No Cabo de Santo Agostinho, uma barreira cedeu e deslizou por cima de uma casa no Engenho Tiriri. Segundo testemunhas, ninguém ficou ferido.

Na manhã de terça (27), um homem de 41 anos morreu ao tentar atravessar de bicicleta o túnel Felipe Camarão, no Jordão. O ponto está alagado e interditado desde o inicio da manhã. A suspeita é de que o homem tenha sofrido uma descarga elétrica neste ponto de alagamento.

O local está interditado devido ao acumulado de chuvas por causa da ação de vandalismo que atingiu todo o sistema elétrico e as bombas hidráulicas responsáveis por drenar as águas pluviais das pistas do túnel, afirmou o representante do Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco (DER).

Em agosto de 2022, uma mulher de 81 anos morreu ao tentar passar de carro pelo túnel, que estava alagado neste dia. Sônia Maria Dantas foi retirada sem vida do automóvel por pessoas que amarraram cordas ao carro e o puxaram com a ajuda de outro veículo. O alagamento tinha mais de dois metros.

Segundo a meteorologista da APAC, a média esperada para o município durante todo o mês de junho é de 400 mm por mês, mas essa média não foi ultrapassada e que o nível de chuva está dentro do esperado.

Para a quarta-feira (28), a tendência é de precipitação moderada na Mata Norte e Região Metropolitana de Recife. No decorrer da semana, a partir de quinta (29), a tendência é de chuva fraca a moderada nessas regiões e na Mata Sul. No Sertão de Pernambuco e São Francisco,

São Pedro: o santo da chuva

Nesta quinta-feira (29) é comemorado o Dia de São Pedro, um dos três santos celebrados na Festa Junina, junto com Santo Antônio de São João. Ele se tornou um ícone cultural e uma figura venerada em várias tradições populares.

São Pedro é conhecido como o santo das chuvas e da aldeia, sendo venerado especialmente nas regiões agrícolas e rurais.

Sua associação com a chuva remonta às antigas tradições populares que acreditavam que ele tinha o poder de controlar o clima, trazendo chuvas para a fertilidade da terra. Ele é considerado um protetor dos agricultores e responsável por garantir boas colheitas.

As chuvas tão esperadas antes do período junino são pedidas pelas pessoas que acreditam no poder de São Pedro e sua boa vontade de abrir as comportas do céu para mandar as chuvas e molhar as plantações de milho. Eai, você acredita nessa tradição junina?