Calor extremo ameaça jogadores da Copa do Mundo de 2026

Pesquisadores pediram aos organizadores da Copa do Mundo de 2026 que remarcassem as partidas para proteger os jogadores do calor extremo.

bola de futebol em campo
A Copa do Mundo de 2026 será realizada em cidades dos EUA, Canadá e México.

Quase 90% dos estádios que sediarão a Copa do Mundo de 2026 podem enfrentar níveis potencialmente perigosos de calor, de acordo com uma pesquisa da Queen's University Belfast.

A Copa do Mundo de 2026 será realizada em 16 cidades nos Estados Unidos, México e Canadá. As partidas começarão em junho e a final será realizada em Nova York em meados de julho.

As mudanças climáticas e o calor extremo estão se tornando problemas cada vez mais sérios para todas as áreas de nossas vidas, incluindo o esporte - Donal Mullan, Queen's University.

A temperatura de bulbo úmido é crucial para determinar se o calor extremo é seguro para o corpo humano. Ela mede a eficácia com que o corpo se resfria através do suor em climas quentes e úmidos e pode nos dizer se as condições podem ser prejudiciais à nossa saúde ou até mesmo fatais.

E a temperatura de bulbo úmido mais alta que os humanos podem suportar quando expostos aos elementos por pelo menos seis horas é de cerca de 35°C, de acordo com a NASA.

Mas alguns órgãos reguladores do futebol recomendaram atrasar ou adiar as partidas se a temperatura do bulbo úmido estiver acima de 28°C.

Muito calor

O Dr. Donal Mullan, da Queen's University, usou 20 anos de dados meteorológicos para prever o quão quentes os estádios anfitriões podem ficar em um verão normal ou mais extremo.

Dos 16 estádios, 14 podem exceder o nível potencialmente perigoso de 28°C pelo menos parte do tempo (até nove estádios enfrentam esse calor pelo menos metade do tempo em um verão quente). Quatro estádios também podem atingir um nível mais perigoso de calor extremo de 32°C.

calor extremo
Temperaturas de bulbo úmido acima de 35°C são perigosas para a saúde humana.

As partidas geralmente são marcadas para a tarde, quando as temperaturas tendem a ser mais altas. Fora do horário noturno, os níveis extremos de calor são consideravelmente reduzidos em todos os estádios anfitriões.

Impacto importante

“As mudanças climáticas e o calor extremo estão se tornando problemas cada vez mais sérios para todas as áreas de nossas vidas, incluindo o esporte”, disse o Dr. Mullan.

“Após analisar 20 anos de dados, nossos modelos mostram que altas temperaturas têm grande probabilidade de ocorrer e terão um grande impacto nos jogadores. Podemos ver que as tardes são o período de maior temperatura, independentemente de o verão de 2026 ser normal ou quente", disse ele.

Os organizadores devem repensar os cronogramas das partidas para proteger jogadores e espectadores. Os horários de início devem ser programados fora dos horários mais quentes da tarde em locais com temperaturas mais altas, especialmente aqueles sem ar condicionado, segundo Mullan.

Miami e Monterrey são as cidades com maior risco, mas também Filadélfia, Kansas City, Boston e Nova York.

Referência da notícia

Extreme heat risk and the potential implications for the scheduling of football matches at the 2026 FIFA World Cup. 13 de janeiro, 2025. Mullen, et al.