Califórnia: lago fantasma deve reaparecer após 80 anos de seca

Você sabia que existe um lago fantasma na Califórnia? Após muitos anos de seca, o lago Tulare pode reaparecer devido ao inverno chuvoso da região.

Lago fantasma na Califórnia
Depois de um inverno chuvoso, o lago Tulare que hoje em dia é utilizado para fins agrícolas, pode reaparecer após 80 anos de seca.

Um lago que secou há 80 anos parece estar prestes a reaparecer devido às chuvas intensas, que se acumularam durante a estação chuvosa de inverno da Califórnia sobrecarregando os rios do estado.

Mesmo quando a primavera apareceu no hemisfério norte, a chuva não deu trégua para o estado mais populoso da América.

No Vale Central da Califórnia, as autoridades emitiram ordens de evacuação para moradores de comunidades no condado de Tulare, onde um lago que secou na época da Segunda Guerra Mundial estava prestes a reaparecer.

Espera-se uma temporada recorde de escoamento do Kings River, e por causa disso, as autoridades do Distrito de Sacramento anunciaram planos para iniciar uma rara evacuação nas proximidades do antigo leito do Lago Tulare.

O maior lago do oeste dos Estados Unidos

O lago Tulare já foi o maior lago de água doce do oeste dos Estados Unidos, alimentando principalmente pelo derretimento da neve da cordilheira de Sierra Nevada. Mas como a área foi desenvolvida para a agricultura e os rios foram desviados para irrigação, o lago encolheu e, em meados do século 20, tornou-se terra agrícola.

Este lago tem sido inundado periodicamente desde então, inclusive em 1983, quando a queda de neve recorde cobriu as montanhas.

Chamando a temporada de “o inverno que simplesmente não quer acabar”, o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) em Reno, disse que este ano é a segunda temporada com maior quantidade de nevasca em 77 anos. A região vem sofrendo com uma seca de décadas, mas tanta chuva e neve caíram neste inverno que o solo antes ressecado, agora está saturado.

O NWS emitiu alertas de inundação ontem para partes de São Francisco e áreas ao sul de lá, e pediu às pessoas que tenham muito cuidado ao viajar. Os níveis de água são extremamente altos nos rios, riachos e córregos da área. Chuvas fortes abaixo de 4.000 pés podem causar inundações ou piorar as inundações em curso de hoje (22) até a noite de quarta-feira

Qual o significado dos rios atmosféricos da Califórnia?

A Califórnia experimentou um inverno excepcionalmente úmido, com 12 rios atmosféricos atingindo o estado desde o final de dezembro, causando inundação nas cidades vizinhas. Os rios atmosféricos são vastas correntes aéreas de umidade densa transportadas para o alto por centenas de quilômetros do Pacífico e canalizadas sobre a superfície em formato de chuvas intensas.

O monitor de secas dos EUA, considera a Califórnia livre de seca pela primeira vez desde 2020, com apenas às regiões mais áridas em situação de seca severa e moderada. As áreas mais secas estavam em grande parte concentradas nas terras agrícolas do Vale Central do estado.

As chuvas abundantes deste inverno já provocaram um crescimento considerável de gramíneas e arbustos, retendo mais umidade e tornando-se menos propensos a queimar em possíveis incêndios florestais, disse Ed Clark, diretor do Centro Nacional de Água da NOAA.

Durante qualquer período normal de 20 anos do século 20, cerca de dez anos foram úmidos e dez anos foram secos, uma proporção sustentável, disse Thomas Harter, da Universidade da Califórnia em Davis.

Mas nos últimos 25 anos, apenas nove anos foram úmidos e 16 foram secos, o que significa que o estado precisa de mais sete anos úmidos para se recuperar. E a mudança climática aponta para anos futuros que provavelmente ficarão mais quentes, exacerbando o clima cada vez mais seco.