Banco de algas de 8.000 km de comprimento se dirige para o Caribe e Flórida

Pesando mais de 6 milhões de toneladas e com 8.000 km de comprimento, uma massa de sargaço - tipo de algas que é tóxico quando se decompõe - dirige-se diretamente para as praias do Caribe e Flórida.

Banco Sargaço Caraíbas Flórida
Uma praia na Martinica coberta de sargaço. Quando se decompõem, estas algas podem causar problemas respiratórios.

Observado por satélite, um banco de algas de 8.000 km de comprimento, que começou na costa africana, aproxima-se da costas do Caribe e do sul dos Estados Unidos, particularmente do Golfo do México e da Flórida. Segundo as previsões, este cardume deverá chegar à costa americana em julho, depois de ter atravessado a região caribenha e particularmente Guadalupe, as ilhas do Norte e a Martinica.

Este cinturão de algas sargaço mal cheirosas está preocupando os cientistas americanos e as autoridades dos países caribenhos, porque pode atingir proporções nunca antes registadas, como revelou a FranceInfo. O sargaço invadiu recentemente algumas praias da Flórida e do Caribe, representando uma grande ameaça para o turismo.

A culpa é... da atividade humana!

Mais uma vez, é a atividade humana que é responsável pelo desenvolvimento anormal destas algas perigosas para a saúde. De fato, o sargaço desenvolve-se devido a "fertilizantes de relva, águas residuais e escoamento agrícola, que libertam cada vez mais poluentes em rios, lagos e oceanos", relata o diário americano USA Today.

Estes poluentes "são o ponto comum em todas estas algas, quer seja sargaço, maré vermelha [causada pela alga Karenia brevis] ou algas verde-azuladas", explica Brian Lapointe, biólogo especialistas em algas do Instituto Oceanográfico da Universidade da Florida. As cadeias de sargaço em grande escala têm sido comuns desde 2011, mas ameaçam o turismo local.

Uma vez na praia, as pilhas de algas marinhas podem atingir dois metros de altura! Barbados emprega 1.600 camiões basculantes todos os dias para limpar as suas praias e permitir aos turistas um acesso seguro, relata o biólogo americano.

Cuidado! Algas tóxicas!

É claro que o sargaço é útil na natureza. Alimenta e protege tanto peixes como aves e caranguejos. Mas pode ser muito perigoso e é tóxico para os seres humanos. Apenas quando se encontra em estado de decomposição. Porque emite um gás mal-cheiroso, comparável ao cheiro de um ovo podre, como escreve o website 20Minutes.

Este gás é sulfureto de hidrogênio, um composto químico tóxico que pode causar problemas respiratórios. Além disso, a carne desta alga contém arsênico. Recomenda-se portanto não utilizar esta alga como fertilizante para produtos alimentares.