Apesar do esfriamento do La Niña, 2022 foi um dos mais quentes

O aquecimento global não está diminuindo e as políticas não são suficientes. Os cenários futuros são cada vez menos animadores e as temperaturas continuam subindo apesar do resfriamento causado pelo La Niña.

mudanças climáticas, aquecimento global
2022 foi classificado como o quinto ano mais quente.

O ano de 2022 foi 1,15°C mais quente que os valores registrados entre 1850-1900, mesmo com a ajuda do La Niña na geração do resfriamento. Este período de 50 anos é considerado uma referência, pois representa as temperaturas que existiam antes do aumento da concentração de gases de efeito estufa como resultado da revolução industrial.

No ano passado, finalmente foi classificado como o 5º mais quente e o oitavo ano consecutivo em que as temperaturas globais anuais excederam as temperaturas pré-industriais em 1°C, de acordo com todos os conjuntos de dados coletados pela OMM. Os últimos oito anos, de 2015 a 2022, estão entre os anos mais quentes já registrados globalmente. O aquecimento que nosso mundo está experimentando é impulsionado por concentrações cada vez maiores de gases de efeito estufa que são resultado da atividade humana.

Além disso, 2015 a 2022 são os oito anos mais quentes já registrados em toda a série de dados. Esse quadro não é animador, pois com esses resultados, a probabilidade de descumprimento temporário do limite de 1,5°C do Acordo de Paris aumenta com o tempo.

O que teria acontecido sem o La Niña?

O aquecimento global está aumentando e o resfriamento do Oceano Pacífico causado pelo La Niña não é mais suficiente para compensar o aumento das temperaturas causado pelos gases de efeito estufa.

Os oito anos mais quentes ocorreram desde 2015, com 2016, 2019 e 2020 entre os três primeiros. Um evento El Niño excepcionalmente forte ocorreu em 2016, contribuindo para temperaturas globais recordes.

Mesmo com a persistência de um arrefecimento do evento La Niña, agora em seu terceiro ano consecutivo, 2022 é "apenas" o quinto ou sexto mais quente. Mas esse choque de resfriamento é de curta duração e não reverterá a tendência de aquecimento a longo prazo.

A atualização El Niño/La Niña da OMM indica uma chance de 60% de que o La Niña persista até janeiro-março de 2023 e deve ser seguido por condições ENSO neutras (nem El Niño nem La Niña).

Desastres climáticos dramáticos

Ondas de calor extremo, secas devastadoras e inundações afetaram milhões de pessoas e custaram bilhões de dólares este ano, de acordo com o relatório provisório State of the Global Climate 2022 da Organização Meteorológica Mundial. Os desastres climáticos ceifaram muitas vidas em 2022 e prejudicaram a saúde, a segurança alimentar, a energia, a água e a infraestrutura em dezenas de países.

Há uma necessidade de melhorar a preparação para esses eventos extremos e garantir que alcancemos a meta da ONU de alertas prévios para todos nos próximos cinco anos”, disse o Prof. Taalas. “Hoje, apenas metade dos 193 membros tem serviços de alerta precoce adequados, o que leva a perdas econômicas e humanas muito maiores. Há também grandes lacunas nas observações meteorológicas básicas na África e nos estados insulares, o que tem um enorme impacto negativo na qualidade das previsões meteorológicas”.