Ameaças para a sobrevivência: seca e calor assolam o Cazaquistão!

Mudanças climáticas, o desequilíbrio na natureza que vem instalando um verdadeiro caos em diversos setores ao redor de todo o mundo. Seca prolongada, calor extremo, condições insustentáveis para a agricultura.

Cavalos mortos
Cavalos morrem por falta de alimento e água no Cazaquistão, estiagem castiga.

Cenário de horror, de desespero, de pedido de socorro, um cenário que ilustra o desequilíbrio instalado no planeta. Centenas e centenas de cavalos mortos no Cazaquistão por conta da seca prolongada e do calor extremo.

Um verdadeiro massacre com mil cavalos mortos por falta de alimento, de água. Culpa das mudanças climáticas? Culpa da ação humana, da poluição, do desmatamento, do descaso com o ecossistema.

Não é de hoje que se fala sobre o desequilíbrio na natureza, das mudanças nos padrões de precipitação e temperatura. Estações do ano e suas características que funcionavam, hoje já mostram uma realidade diferente de suas climatologias.

Falta de chuva
Seca e calor extremo tem assolado as áreas de pastagens.

Calor absurdamente extremo com queimadas e queimadas em alguns lugares do planeta, neve considerável no Brasil, afinal, o que está acontecendo em todo o globo?

Cenário de horror no Cazaquistão

A península de Mangistau, no Cazaquistão, registrou uma das cenas mais tristes e preocupantes para a agricultura. Cavalos mortos espalhados por todos os lados devido à falta de chuva prolongada que deixou os animais sem fonte de alimento e água.

Mil cavalos mortos, uma ameaça para o sustento de fazendeiros da região. Afinal, são diversas dificuldades instaladas por conta das condições do tempo.

Cavalos mortos
Cavalos morrem no Cazaquistão por falta de alimento e água devido estiagem e calor. Foto: Reuters/Pavel Mikheyev - 27 jul. 2021

Temperaturas elevadas jamais vistas foram registradas em toda a região da Ásia Central no verão de 2021. O calor extremo fez com que o Cazaquistão proibisse as exportações de ração animal e buscasse água em países vizinhos.

O resultado da seca e do calor em Mangistau foi no campo, os cavalos sofreram com a falta de pastagens. Para os fazendeiros, os preços do feno e da cevada dispararam.

Economia do Cazaquistão

Os cavalos são parte fundamental da economia do país. A carne de cavalo e o leite de égua fermentado são considerados alimentos básicos para a população.

Cavalos
Cavalos buscam fonte de água para lutar pela sobrevivência. Foto: Reuters/Pavel Mikheyev - 27 jul. 2021

Fazendeiros relatam que a estiagem já vem castigando nos últimos anos, mas apesar da falta de chuva, ainda havia pasto para os cavalos. O problema, no entanto, se agravou neste ano com as extremas ondas de calor.

Explicação científica

O cientista Orynbasar Togzhanov explica que a área de Mangistau está cada vez mais suscetível à seca. Isso porque o Mar Cáspio que cerca a região está diminuindo, se tornando mais raso.

Outro ponto é a temperatura cada vez mais elevada. Svetlana Dolgikh, chefe de estudos climáticos, pontua que a média de temperatura no Cazaquistão aumenta 0,3°C a cada dez anos.

Até existe uma esperança sobre alguns pontos positivos que podem ocorrer, como mais chuva e neve no interno em regiões de cultivo de grãos no norte do país, no entanto, vale ressaltar que de modo geral, a agricultura do Cazaquistão sofre sérios riscos devido às mudanças climáticas.