Alerta: furacão Hilary de categoria 4 está a caminho do sudoeste dos Estados Unidos

Furacão Hilary agora é categoria 4! A tempestade segue em direção ao sudoeste dos Estados Unidos, e se a tempestade a atingir a Califórnia, seria a primeira em 84 anos.

hilary
26 milhões de pessoas estão em estado de alerta para a chegada da tempestade Hilary na costa sudoeste do Estados Unidos, com ventos de 225 km/h.

Uma tempestade que se dirigia para o sul da Califórnia se transformou em um furacão nesta última quinta-feira (17) e depois se fortaleceu para uma tempestade de categoria 4. Espera-se que esse sistema provoque fortes chuvas para alguns estados dos EUA, depois de atingir o México.

Furacão Hilary pode atingir a Califórnia

O furacão Hilary estava navegando a cerca de 680 km ao sul de Cabo de San Lucas, no México, na manhã desta sexta-feira (18) com ventos de 225 km/h. A previsão é de que Hilary permaneça na categoria 4 até sábado (19) e comece a enfraquecer ao longo do dia, à medida que entra em águas muito mais frias a oeste da península.

As consequências de Hilary podem atingir o sudoeste do México e a Califórnia no próximo final de semana.

Ainda há uma ampla gama de resultados para as chuvas mais fortes e ventos intensos nos EUA, à medida que a tempestade se move para o norte nos próximos dias ao longo da Península de Baja. Pequenos desvios na trajetória do furacão podem afetar a previsão para chuvas e ventos mais intensos.

Mudanças na trajetória prevista também afetarão quais áreas do noroeste do México enfrentarão os piores ventos, que serão fortes o suficiente para quebrar árvores, derrubar linhas de energia e causar danos significativos a propriedades próximas ao centro da tempestade.

Mesmo com a possibilidade de que Hilary enfraqueça significativamente antes de atingir o sul da Califórnia, mas há uma chance crescente de impactos significativos nessa área na forma de chuvas fortes e inundações entre o sábado (19) e a segunda-feira (21).

A tempestade pode amenizar as condições de seca

Os efeitos remanescentes da tempestade provavelmente irão provocar inundações repentinas, bem como ventos fortes em partes da Califórnia, incluindo a Bacia de Los Angeles. Segundo o Centro Nacional de Furacões, impactos significativos de inundação são esperados no sudoeste dos EUA.

Os alertas de enchentes estão em vigor para cerca de 26 milhões de pessoas em quatro estados, incluindo Califórnia, Utah, Nevada e Arizona. Daniel Swain, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, disse que “vários anos de precipitação” poderiam cair em algumas áreas mais secas da Califórnia.

Um desses lugares é o Vale da Morte, na California, o lugar mais quente da Terra. O Vale da Morte normalmente recebe cerca de 50 mm de chuva durante um ano inteiro, segundo dados do National Weather Service.

A umidade do Hilary poderia desencadear chuva suficiente para dar ao Vale da Morte pelo menos um ano de chuva em um único dia.

Em agosto do ano passado, cerca de 1000 pessoas ficaram presas no Parque Nacional do Vale da Morte, quando 37 mm de chuva caíram em 24 horas e desencadearam inundações repentinas que destruíram estradas e carros soterrados em detritos varridos pela água da enchente. Apesar do perigo de inundação, as chuvas da tempestade Hilary, ajudariam a combater a seca e a recarregar as águas subterrâneas em partes secas do sudoeste

A última tempestade tropical a atingir a Califórnia foi a 84 anos

O pior cenário para o sul da Califórnia seria se a rota mudasse para para oeste e atingisse a costa do estado, o que poderia produzir ventos muitos mais fortes e ondas maiores. E o melhor cenário para a Califórnia pode ser pior para o Arizona e a Baja Califórnia. Se a tempestade seguir mais a leste na península da Baja Califórnia nos próximos dias, a umidade e as fortes chuvas serão deslocadas para leste.

O único ciclone tropical que realmente atingiu o sul da Califórnia foi uma tempestade sem nome em 25 de setembro de 1939, que atingiu Long Beach.

Se a tempestade atingir a Califórnia como uma tempestade tropical, seria a primeira em quase 84 anos. E em setembro de 1997 o furacão Nora atingiu o estado do Arizona. Apenas a tempestade tropical de 1939 atingiu a costa diretamente a costa da Califórnia, pois normalmente, os sistemas entram nos EUA após atingirem primeiramente o México.

A temporada de furacões do Pacífico Leste tem sido muito ativa nas últimas semanas, mas a maioria dessas tempestades recentes seguiram para o oeste em direção ao Havaí, incluindo o furacão Dora, que ajudou a aumentar os ventos extremos que levaram aos incêndios florestais devastadores em Maui.