Agosto termina com chuva e alerta de temporais em parte do Sudeste

O mês de agosto se despede com chuva em áreas do Sudeste, em especial áreas mais próximas à costa que devem registrar os maiores acumulados. No Espírito Santo, não se descarta o potencial para transtornos.

Após dias consecutivos de chuva no Sul do Brasil, em especial áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, aonde foram registrados volumes significativos e bem vindos para o aumento da água disponível no solo necessária para o plantio do milho, o tempo firme volta a predominar nos próximos dias com o avanço de uma massa de ar seco.

As instabilidades, no entanto, continuam a avançar pelo centro-sul do país. Os últimos dias de agosto devem ser marcados pelas pancadas de chuva em áreas do Centro-Oeste, em especial Mato Grosso do Sul, e do Sudeste com chuva prevista para São Paulo, Rio de Janeiro, sul e leste de Minas Gerais, e também no Espírito Santo. Vale ressaltar que entre o estado capixaba e o leste mineiro, os volumes devem ser altos e não se descarta o risco de temporais e transtornos.

Enquanto isso, a maior parte do Brasil central segue sem previsão de chuva. O início de setembro ainda promete ser seco, o que preocupa produtores rurais, não só devido as queimadas, mas também por conta do término do vazio sanitário e o início da safra de verão. A soja será plantada após o dia 15 de setembro em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ambos sem condição ideal de umidade no solo.

youtube video id=nMENYD-7NEk