Agora é possível levar as cinzas de nossos entes queridos para o espaço

Uma empresa argentina torna mais real do que nunca a ideia de que morrer é ir para o céu. Do que se trata o serviço e quanto custa?

funeral cinzas espaço
Last Trip é o nome da empresa que oferece esse serviço peculiar.

"Deixe-nos levá-lo em uma incrível jornada final no espaço." Esse é o convite da empresa argentina que presta um serviço peculiar para homenagear nossos entes queridos: levar suas cinzas ao espaço.

Assim é. Last Trip (em inglês, a Última Viagem) é o nome da empresa argentina que oferece a oportunidade de espalhar no espaço não apenas as cinzas de parentes falecidos, mas também animais de estimação e outros objetos, como fotografias, memórias digitais e mensagens para a posteridade.

“A esperança de transcender o universo livremente, em uma viagem às estrelas que podemos rastrear apenas olhando para o céu ou com nosso aplicativo digital para estar perto de nossos entes queridos falecidos”, diz o site da empresa.

O fundador da empresa chama-se Federico Brito, astrônomo amador e fabricante de peças para a indústria aeroespacial. Conforme ele explicou, o projeto surgiu de um triste momento familiar. Seu pai, Eduardo, antes de morrer em 2021, manifestou-lhe um último desejo: espalhar suas cinzas no espaço, para que suas netas e netos possam vê-lo todas as noites ao olhar para o céu.

Federico levou muito a sério o testamento de Eduardo e deu início ao projeto. Fundou a Last Trip, primeira e única empresa da América Latina a prestar esse tipo de serviço. A ideia se concretizou por meio de um acordo com a SpaceX, gigante aeroespacial de Elon Musk, que se encarrega de levar as cinzas para orbitar nosso planeta. Os restos mortais de cinco seres humanos e um cachorro já foram trasladados.

Caminho para o céu

A disseminação das cinzas no espaço não se faz como habitualmente se faz à superfície, em paisagens naturais e aproveitando a deriva do vento. Aqui se trata de cápsulas cilíndricas, em módulos individuais de 90 milímetros de diâmetro por 2 de altura, nas quais entra 1 grama de cinza por compartimento.

A empresa oferece duas alternativas para depositar as cinzas, dependendo da órbita em que se deseja lançá-las. LEO, entre 400 e 2000 km de distância; e GEO, a 37.000 km de distância.

youtube video id=gOm3Bg5_YDs

O preço do serviço também depende desse fator, que gira em torno de US$ 2.500 quando os restos são depositados na órbita mais próxima, e US$ 5.000 quando são levados para a mais distante. Em ambos os casos o preço é por 1 grama de cinzas.

A Last Trip também oferece um aplicativo móvel para ver o lançamento em tempo real e depois rastrear as cinzas, “a qualquer hora e de qualquer lugar”.

Os familiares do falecido podem contratar o serviço e enviar a urna para a empresa. Além disso, para quem já sabe que quer ir para o céu, existe a opção de pagar o serviço em vida e em parcelas facilitadas.