A terrível ironia do ar condicionado

À medida que as temperaturas sobem, as necessidades de arrefecimento aumentam... e isto faz com que as temperaturas subam, aumentando a procura de arrefecimento. Essa é a terrível ironia do ar condicionado.

ar condicionado onda de calor aquecimento global
Existem 2 bilhões de aparelhos de ar condicionado em todo o mundo. E dado o aumento das temperaturas, estima-se que até 2050 serão vendidos 10 aparelhos por segundo.

Até 2050, se o planeta continuar na mesma trajetória, mais de 1.000 cidades ao redor do globo experimentarão verões com temperaturas máximas acima de 35ºC, quase o triplo das 350 cidades que já experimentam essas temperaturas. A população urbana exposta a estas altas temperaturas aumentará 800%, com 1,6 mil milhões de seres humanos expostos ao calor desumano até meados do século.

Estas temperaturas exigirão sistemas de refrigeração para torná-las humanamente suportáveis. Mas pesquisadores do Laboratório Nacional de Berkeley, da Agência Internacional de Energia (IEA) e do Rocky Mountain Institute (RMI) concluíram que apenas os aparelhos de ar condicionado – aparelhos de ar condicionado domésticos split e de janela – emitirão mais de 130 gigatoneladas de CO2 até 2050, o que representa entre 20% e 40% do “orçamento de carbono” global restante, o máximo que podemos emitir mantendo o aquecimento global abaixo de 2ºC acima dos níveis pré-industriais, o objetivo estabelecido na Conferência do Clima de Paris de 2015.

O paradoxo do ar condicionado

Existem atualmente cerca de 2 mil milhões de aparelhos de ar condicionado em utilização em todo o mundo, metade dessas unidades apenas nos Estados Unidos e na China. A energia consumida globalmente apenas pelos sistemas de refrigeração equivale a até duas vezes e meia a eletricidade utilizada no continente africano.

De acordo com a Agência Internacional de Energia, aproximadamente 10 aparelhos de ar condicionado serão vendidos por segundo até 2050. Espera-se que a Índia e a China combinadas comprem milhares de milhões de aparelhos de ar condicionado nas próximas décadas como a única forma de se protegerem do aumento das temperaturas.

Ironia AA
Quanto mais calor, mais usamos o ar condicionado. Quanto mais usamos o ar condicionado, mais quente fica. Caricatura de Marian Kamensky para @cartoonmovement

E como não é possível arrefecer um espaço sem aquecer outro, o calor dos aparelhos de ar condicionado nas cidades, que funcionam à noite, pode aumentar a temperatura local em pouco mais de 1ºC.

O paradoxo do ar condicionado em relação às alterações climáticas é que quanto mais precisamos dele para combater os seus efeitos, mais ele os potencializa.

Dano ambiental

A humanidade já vivenciou duramente o custo ambiental do conforto térmico, devido ao uso dos Clorofluorcarbonos (CFCs), gases químicos refrigerantes como o Freon que foram responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

O Protocolo de Montreal de 1987 estabeleceu um roteiro para primeiro reduzir e, a longo prazo, eliminar a produção de quase 100 produtos químicos que destroem a camada de ozono, incluindo os CFC. Este protocolo foi o único acordo global que todos os países das Nações Unidas assinaram e ratificaram. Desta forma, foi evitada a deterioração da camada de ozono, ajudando não só a protegê-la para as gerações atuais e futuras, mas também a melhorar os resultados das iniciativas destinadas a enfrentar as mudanças climáticas. Este foi o maior sucesso ambiental da história.

youtube video id=wfnVz_0Pa3c

Em substituição dos CFC vieram os gases fluorados, que, embora não destruam a camada de ozônio, têm um potencial de aquecimento global (PAG) muito elevado em comparação com outros gases com efeito de estufa, e duram mais tempo (alguns até milênios).

Em 2016, quase 200 países assinaram a Emenda Kigali ao Protocolo de Montreal, para a eliminação progressiva até 2050 dos hidrofluorocarbonetos (HFC), o grupo mais comum de gases fluorados que começou a ser utilizado na década de 1990 para substituir substâncias que empobrecem o camada de ozônio, e que são utilizados em aparelhos de ar condicionado e sistemas de refrigeração cujo grande potencial de aquecimento tem um sério impacto no efeito estufa.

Mais refrigeração, mais emissões… mais aquecimento global

A refrigeração é um dos principais contribuintes para o aquecimento global, uma vez que utiliza muita energia, o que, somado à utilização de HFC, torna-os um fardo duplo para as mudanças climáticas.

As ondas de calor que ocorriam uma vez a cada 50 anos são agora quase cinco vezes mais frequentes e atingem temperaturas mais elevadas. Os recordes de calor são quebrados com tanta frequência que mal são registrados como notícia.

Prevê-se que as emissões de refrigeração e ar condicionado dupliquem até 2030 e tripliquem até 2050, passando dos atuais 7% das emissões globais de GEE.

O ar condicionado gera duas vezes mais emissões de gases com efeito de estufa que toda a indústria da aviação.

A procura de refrigeração representa quase 20% da eletricidade utilizada nos edifícios e é a utilização de energia com crescimento mais rápido nos edifícios a nível mundial, prevendo-se que triplique até 2050.

O dilema do ar condicionado

O paradoxo do ar condicionado é que quanto mais frio ficamos, mais aquecemos o planeta. Deparamo-nos então com um dilema, uma escolha em que apenas uma de duas opções exclusivas é possível.

O dilema do ar condicionado sugere que se o utilizarmos para combater as altas temperaturas provocadas pelas mudanças climáticas, irá piorá-lo, ao mesmo tempo que terá um custo elevado para o ambiente. Mas se não o utilizarmos, os danos para a saúde e a produtividade serão extremamente onerosos em termos sociais, económicos e políticos.

Calor indiano
Na Índia, onde as altas temperaturas influenciam decisivamente a produtividade e a mortalidade devido ao stress térmico, apenas 7% da população tem ar condicionado. Espera-se uma grande demanda por esses equipamentos nos próximos 30 anos.

Portanto, é prioritário que as cidades se adaptem, promovendo soluções baseadas na natureza para torná-las mais frescas. Plantar árvores nas ruas pode baixar a temperatura em 1ºC. As florestas urbanas e os grandes parques proporcionam alívio das altas temperaturas quase 1 km além dos seus limites, elevando o ar quente acima do nível do solo e dispersando o ar frio. Os cinturões verdes promovem corredores de vento que reduzem as temperaturas locais. Os espelhos d'água e todas as infraestruturas azuis têm um importante efeito de resfriamento.

E também é necessário desenvolver sistemas de refrigeração mais eficientes e não poluentes.

Se a procura por refrigeração disparar com a tecnologia e os padrões atuais, esgotaremos o nosso orçamento de carbono muito rapidamente.