A temporada de furacões de 2019 ainda está aquecida

Esta semana, os furacões Humberto (categoria 3) e Lorena (Categoria 1) causaram danos nas Bahamas e no México, respectivamente. Além dos furacões, as tempestades tropicais Kiko, Mario e Jerry e a depressão Imelda estão ativas neste momento no Pacífico leste e Atlântico Norte.

As águas quentes no Atlântico norte abrem uma pequena possibilidade para que Jerry se torne um furacão nas próximas horas. Fonte: MetOffice.

As Bermudas estão localizadas no Oceano Atlântico a cerca de 1.046 quilômetros (650 milhas) a leste da costa leste dos EUA. Segundo o Serviço Meteorológico das Bermudas, o arquipélago é um alvo relativamente pequeno para um furacão e raramente sofre um impacto direto. A última vez que as Bermudas sofreram um landfall (momento em que o furacão atinge uma superfície terrestre) foi em 2014, com a categoria 1 do furacão Fay e a categoria 3 do furacão Gonzalo menos de uma semana depois. Gonzalo foi uma das tempestades mais fortes que atingiu as Bermudas desde 2003.

Entre quata-feira (18) e esta quinta-feira (19), o centro do furacão Humberto passou a 255 quilômetros do oeste da ilha das Bermudas segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. As bordas do furacão causaram ventos de 195 km/h, chuva intensa, quebra de ondas perigosas e partes costeiras do sul da ilha estão inundadas. 80% da ilha das Bermudas está sem energia. Após os furacões Barry e Dorian, o furacão Humberto é o 3º desta temporada no oceano Atlântico norte.

No outro lado das Américas, ao leste do oceano Pacífico norte, está o furacão Lorena neste momento. Lorena se tornou um furacão próximo à costa do sudoeste do México, onde representa uma ameaça perigosa de inundações e deslizamentos de terra. O furacão Lorena deve continuar se intensificando nos próximos dias, enquanto percorre a costa sudoeste do México. No sábado, Lorena pode chegar à Península da Baja California, no México.

Embora Lorena não tenha impactos diretos nos Estados Unidos, ela enviará uma onda de umidade para o sudoeste dos EUA a partir da sexta-feira, continuando no início da próxima semana. Isso pode levar a um aumento nos aguaceiros e trovoadas naquela região, mas os detalhes exatos permanecem incertos.

Depressão tropical Imelda

Imelda, outrora uma tempestade tropical no Golfo do México, inundou partes da área de Houston na manhã de quarta-feira (18) como uma depressão tropical. Espera-se que a Imelda produza grandes quantidades de chuva - talvez até 50 mm - na quinta-feira, no leste do Texas.

Tempestade Tropical Jerry

Jerry, ainda centenas de quilômetros a leste das ilhas mais ao leste do Mar do Caribe, pode se tornar um furacão na noite de quinta-feira, de acordo com o Centro Nacional de Furacões. Pode chegar perto das ilhas do norte de Leeward, incluindo as Ilhas Virgens Britânicas e Anguilla, de sexta a sábado de manhã, mas é muito cedo para saber se as ilhas serão afetadas.

Tempestade Tropical Kiko

Kiko, que já foi um furacão no Pacífico, pode se tornar um furacão novamente na sexta ou no sábado, disse o Centro Nacional de Furacões. Não se espera que afete alguma região de superfície terrestre.

Tempestade Tropical Mario

Mario também está sobre o oceano Pacífico norte, ao longo da costa do México. As previsões indicam que Mario pode se tornar um furacão na quinta-feira (baixa probabilidade), mas não se espera que tenha muito impacto nas terras nos próximos dias.