Temperatura média global continuará aumentando nos próximos 5 anos

Novas projeções climáticas divulgadas pela OMM indicam que provavelmente em cada um dos próximos 5 anos registraremos temperaturas médias anuais pelo menos 1°C acima dos níveis pré-industriais. Ainda existe uma probabilidade de 20% desse aquecimento ser superior a 1.5°C!

Aquecimento global
Novas projeções da OMM indicam que nos próximos 5 anos provavelmente teremos um planeta 1 a 1.5°C mais quente.

Novas projeções climáticas feitas pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM) indicam que provavelmente a temperatura média anual seja pelo menos 1ºC acima dos níveis pré-industriais (período de 1850 a 1900) em cada um dos próximos cinco anos (2020 a 2024). Além disso, há 20% de chance que a temperatura média exceda 1.5°C em pelo menos um ano, o que põe em xeque os objetivos do Acordo de Paris.

A Atualização Anual Global a Decadal do Clima é uma pesquisa feita todos os anos que visa fornecer um cenário climático para os próximos cinco anos. Esse relatório fornece tanto dados observados do passado quanto previsões climáticas de modelos numéricos. As previsões dos modelos levam em consideração variações naturais do clima e o impacto da atividade humana na emissão de gases de efeito estufa.

Embora a pandemia da COVID-19 tenha causado uma queda das emissões de gás carbônico (CO2), essa queda não foi considerada nas projeções dos modelos, já que as reduções observadas não são duradouras, com a retomada da economia é esperado um novo aumento das emissões, e, além disso, o tempo de vida útil do CO2 na atmosfera é muito longo, de forma que não se espera que o impacto da queda nas emissões neste ano leve a uma redução das concentrações de CO2 na atmosfera que estão impulsionando o aquecimento global.

Atualmente a temperatura média da Terra já está 1°C acima do período pré-industrial, nos últimos anos registramos recordes anuais e mensais de calor. O ano de 2019 foi o 2° mais quente dos registros, com uma temperatura média 1.1°C acima dos níveis pré-industriais, e o ano de 2020 segue essa tendência, podendo ser o ano mais quente da história ou pelo menos estar entre os 5 mais quentes! O primeiro semestre de 2020 foi o segundo mais quente registrado, 1.07°C acima da média, apenas 0.05°C abaixo do recorde estabelecido em 2016.

Em cada um dos próximos 5 anos é muito provável que seja registrado um aumento de temperatura na faixa de 0.9 a 1.59°C. Apesar da probabilidade de um desses anos superar a marca de 1.5°C ser relativamente baixa (cerca de 20%), essa probabilidade tem aumentando no decorrer dos anos. Ao considerarmos a escala mensal, essa probabilidade é ainda maior, estimativas indicam que há uma probabilidade de 70% de que um ou mais meses durantes os próximos 5 anos sejam pelo menos 1.5°C mais quentes que os níveis pré-industriais

Além da temperatura global, as projeções da OMM também indicam:

  • Em 2020, é provável que grandes áreas do Hemisfério Norte estejam mais de 0.8 °C acima da média do passado recente (média entre 1981 a 2010). E que o Ártico tenha esquentado mais que o dobro da média global;
  • Entre 2020 e 2024, quase todas as regiões do mundo, exceto partes dos oceanos do Hemisfério Sul, provavelmente serão mais quentes que o passado recente;
  • Áreas localizadas em latitudes altas e a região do Sahel provavelmente serão mais úmidas que o passado recente, enquanto as partes norte e leste da América do Sul serão mais secas;
  • Entre 2020 e 2024, previsões de anomalias de pressão no nível do mar sugerem que a região norte do Atlântico Norte poderia ter ventos de oeste mais fortes, levando mais tempestades para a Europa Ocidental.