3 poderosos terremotos na Nova Zelândia: Risco de Tsunami

Dois grandes terremotos atingiram a costa da Nova Zelândia continental gerando três avisos separados de tsunami. Um terceiro terremoto, de magnitude 8,0, atingiu o meio do oceano perto das ilhas Kermadec, gerando um alerta de tsunami para toda Samoa.

terremoto
Três terremotos abalaram a Nova Zelândia, gerando alertas de tsunami em todo o país, Havaí e Austrália.

O primeiro terremoto, de magnitude 7,3 na Escala de Richter, ocorreu às 13h27 UTC, a 150 km da Baía de Plenty, na Nova Zelândia, de acordo com o Serviço Geológico. O terremoto sacudiu a uma profundidade de 20,8 km. O segundo terremoto, um pouco mais poderoso, ocorreu às 17:41 UTC, com magnitude de 7,4 e profundidade de 55,6 km. O segundo terremoto ocorreu perto das ilhas Kermadec, na parte continental da Nova Zelândia. Esses terremotos geraram avisos de alerta.

O conselho de evacuação substitui os atuais requisitos de nível de alerta COVID-19. Ouça as autoridades locais de Defesa Civil e siga todas as instruções sobre a evacuação de sua área. Se lhe for dito para evacuar, não fique em casa. Fique a 2 metros de distância de outras pessoas se puder e se for seguro fazê-lo, dizia o aviso.

Um terceiro terremoto de magnitude 8,1 ocorreu a aproximadamente 890 km a nordeste da Nova Zelândia na tarde desta quinta-feira (4), gerando preocupações de um tsunami potencialmente prejudicial. Ondas de tsunami de 3,5 metros ou mais são possíveis nas ilhas Kermadec, com ondas de 1 a 3 metros na Polinésia Francesa.

É extremamente incomum que três terremotos graves ocorram em um raio de 450 km de um ponto em menos de oito horas. Os dois primeiros terremotos ocorreram distantes o suficiente para que provavelmente não estivessem relacionados. É provável que o segundo terremoto tenha sido um choque inicial para o terceiro, o estresse que ele liberou desencadeando outro deslizamento maior nas proximidades. Um terremoto é um choque prévio a um evento maior em menos de 5% do tempo.

O primeiro terremoto, próximo à Nova Zelândia, liberou parte de seu estresse horizontalmente, em vez de ser um terremoto de "impulso" total. Isso minimizou a ameaça inicial de tsunami. O segundo terremoto, muito mais ao norte, foi um terremoto de empuxo raso, significando que parte de uma placa tectônica - a placa do Pacífico - deslizou sob a outra, ou a placa indo-australiana. Essa é uma receita para um tsunami, mas não ocorreu nada sério.

O terceiro terremoto, de severa magnitude 8,1, também parece ter sido um terremoto de impulso e é muito mais forte. Isso aumenta as chances de um tsunami prejudicial.

Autoridades da Nova Zelândia recomendaram aos residentes “caminhar, correr ou pedalar” até lugares mais altos para evitar a chance de ficarem presos no trânsito. Um alerta de tsunami foi emitido pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico para o Havaí.

Com base em todos os dados disponíveis, um tsunami pode ter sido gerado por este terremoto que pode ser destrutivo em áreas costeiras, mesmo longe do epicentro”, disse o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

Não havia ameaça para a capital Wellington e outras regiões, mas as autoridades de defesa civil pediram aos residentes de todo o país que ficassem longe de praias e áreas marinhas, pois poderia haver correntes fortes e incomuns.

Você pode se interessar por: “ESA irá explorar cavernas lunares para colonizá-las

O terremoto ocorre há pouco mais de uma semana desde que o país marcou 10 anos de um terremoto de magnitude 6,3 atingiu Christchurch, matando 185 pessoas e ferindo milhares mais em 22 de fevereiro de 2011.