12 de Julho: James Webb revelará as imagens mais profundas do universo

Preparados para ver as imagens mais profundas do universo? Coloquem na agenda o 12 de julho e acompanhem as capturas feitas pelo telescópio espacial James Webb. A Nasa afirma que imagens serão reveladoras.

telescópio
Telescópio espacial James Webb. Imagem: Adriana Manrique Gutierrez/NASA/Reprodução

Já coloque em sua agenda o dia 12 de Julho, uma data que ficará marcada no olhar de muitos que poderão enxergar pela primeira vez imagens profundas do universo, algo que "está mais longe do que a humanidade jamais olhou antes", palavras de Bill Nelson, administrador da NASA.

Em poucos dias, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) vai revelar ao mundo as primeiras imagens capturadas pelo telescópio espacial James Webb, o qual tem mostrado que ainda tem muito o que descobrir lá fora.

Bill Nelson ressalta que o telescópio espacial não saiu em missão especificada de quais objetos do universo mais primitivo poderia encontrar, porém, a garantia era que teremos conhecimento de algo jamais visto antes em toda a história.

NASA afirma em evento de mídia no Space Telescope Science Institute que veremos imagens reveladoras do universo mais profundo.

Sabe-se até o momento, após declarações dadas em uma coletiva de imprensa em Baltimore, nos EUA, que os pesquisadores da NASA indicaram o que podemos esperar dessas primeiras imagens reveladoras do universo. Vale salientar que o número de imagens que serão publicadas no dia 12 de Julho ainda não foi confirmado, mas de toda forma, a imagem mais profunda do universo será revelada.

O que já vimos até agora

Pouco se sabe, pouco se viu de um universo tão complexo, tão grande e tão obscuro. Os dados científicos mais antigos que já foram descobertos e mostrados ao mundo, são compostos por uma série de campos de imagem profunda do telescópio espacial Hubble, que chegou a mostrar galáxias em nosso universo que foram formadas apenas há algumas centenas de milhões de anos após o Big Bang, ou seja, cerca de 13,7 bilhões de anos atrás.

imagens
Uma comparação de registros da Grande Nuvem de Magalhães feitos pelo Telescópio Espacial Spitzer e pelo Telescópio Espacial James Webb. Imagens: NASA/JPL-Caltech (esquerda) e NASA/ESA/CSA/STScI (direita)

O fato de já termos visto algumas imagens do universo não diminui a expectativa dos cientistas e principalmente da humanidade, existe uma sede em ver o que existe lá fora, se estamos sozinhos, se o universo é tão revelador assim.

Aliás, Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA, revelou algumas informações com antecedência após ter acesso aos registros e disse o que podemos esperar, como por exemplo, o primeiro espectro de um exoplaneta feito pelo telescópio James Webb. Com tal revelação, os dados desse tipo mostram a química do planeta, o que claro, pode ajudar cientistas a estudar sua formação rochosa.

Imagens reveladoras

Zurbuchen ainda deixou uma reflexão: "vamos olhar para esses mundos lá fora que nos mantém acordados à noite, enquanto olhamos para o céu estrelado e nos perguntamos: há vida em outro lugar?".

Se existe vida lá fora ainda não sabemos, ou ainda não nos foi revelado, mas este é apenas o começo. A missão do telescópio espacial James Webb foi planejada para durar 10 anos, porém, o equipamento possui combustível suficiente para desbravar o universo durante um período de 20 anos, ou seja, ainda tem muita coisa para ser descoberta e revelada a humanidade.

Webb deve revelar imagens das primeiras galáxias e estrelas criadas no universo, olhando em torno de 13,5 bilhões de anos atrás.

Para não perder nenhum detalhe e nenhuma imagem reveladora do universo mais profundo, fique por dentro da programação da NASA. No dia 12 de Julho, as imagens serão reveladas através de uma transmissão ao vivo no site e no aplicativo da NASA. O evento está marcado para às 11h40 (horário de Brasília).

A NASA também deve compartilhar os cliques em suas contas oficiais no Facebook, Twuitter, YouTube, Twitch e Daily Motion. Ou seja, ninguém terá desculpas para perder esse momento histórico na astronomia.

No dia 13 de Julho, a agência também fará uma coletiva de imprensa com especialistas do James Webb, que ficarão disponíveis para responder perguntas do público. Se você quer ter sua dúvida respondida pelos melhores pesquisadores do mundo basta usar a hashtag #UnfoldtheUniverse nas redes socias. Vale lembrar que este evento também será transmitido ao vivo no site e nas redes sociais da NASA, não perca!