Conheça as cientistas que mudaram a Física e a Astronomia! Uma delas possui 2 prêmios Nobel

Para comemorar o mês das mulheres, conheça 5 cientistas que tiveram trabalhos que impactaram o mundo da Astronomia e da Física.

Marie Curie foi uma das cientistas mulheres
Marie Curie foi uma das cientistas mais importantes na história. A única pessoa a receber dois prêmios Nobel em diferentes áreas da Ciência.

No mês de março é comemorado o Dia das Mulheres e o mês ficou marcado como mês das mulheres. Por causa disso, é um bom momento para lembrarmos de várias cientistas que contribuíram dentro da Física e da Astronomia. Essas pesquisadoras tiveram trabalhos que mudaram o rumo dessas duas áreas e possuem reconhecimento com seus trabalhos.

Uma das únicas pessoas a ter 2 prêmios Nobel é a física e química Marie Curie. É a única pessoa a ter dois prêmios em diferentes áreas científicas: Física e Química. Outros trabalhos que merecem atenção é de Jocelyn Bell e Vera Rubin que são responsáveis pelas observações de objetos astronômicos que até hoje são áreas de pesquisas importantes dentro da Astronomia.

Há também uma brasileira na lista que foi importante na área sobre buracos negros e é responsável pelo avanço da área no Brasil. Outro trabalho importante foi a descoberta da fissão nuclear que serve como meio energético até hoje. Vamos trazer cinco dessas cientistas que mudaram o rumo da Física e Astronomia.

Marie Curie

Marie Curie foi uma química e física nascida em Varsóvia na Polônia em 1867. O foco do seu trabalho foi o campo da radioatividade e até conhecida como a mãe da radioatividade. O trabalho de Curie teve um impacto tanto na área de Física nuclear quanto na Medicina. Mais tarde, a descoberta de Curie seria utilizada para o tratamento de tumores utilizando a radioterapia.

Marie Curie trabalhou com radioatividade
Marie Curie trabalhou com radioatividade e descobriu dois elementos.

O trabalho em radioatividade garantou à Marie Curie seu primeiro prêmio Nobel. Em 1903, Curie recebeu o prêmio Nobel em Física. Ela se tornava a primeira mulher a receber o prêmio Nobel na história. Três anos depois, Curie se tornava também a primeira mulher a ser professora na renomada Universidade de Paris.

O foco no seu trabalho levou Curie à descobrir dois elementos novos: polônio e o rádio. Essa descoberta fez com que a Academia Real Sueca de Ciências decidisse homenagear Curie uma segunda vez com o Prêmio Nobel de Química. Ela se tornou a única pessoa na história a receber dois prêmios Nobel em diferentes áreas da Ciência.

Jocelyn Bell

Jocelyn Bell foi responsável pela descoberta de pulsares. Até hoje, pulsares são importantes para explicar diversos fenômenos dentro da Astronomia. Bell descobriu os pulsares durante seu doutorado quando ela trabalhava usando um radiotelescópio para estudo de quasares. A descoberta foi algo impressionante para Bell e sua equipe.

Pulsares são estrelas de nêutrons que possuem momento angular e emitem feixes periódicos de radiação eletromagnética.

O trabalho de Bell é importante na compreensão de objetos compactos até os dias de hoje. Objetos compactos são classes de objetos extremamente densos como estrela de nêutrons, anãs brancas e até buracos negros. A descoberta dos pulsares trouxe uma luz sobre como é a dinâmica das estrelas de nêutrons e pode responder perguntas sobre fenômenos que não eram explicados antes.

Thaisa Storchi Bergmann

A astrofísica Thaisa Stochi Bergmann é uma astrofísica brasileira responsável pelo estudo de buracos negros e núcleo ativo de galáxias. Seu principal trabalho foi pela compreensão que núcleo ativo de galáxias são buracos negros acretando material. Thaisa foi premiada com o Prêmio L'Oreal/Unesco For Women in Science pela compreensao da relação de buracos negros e galáxias hospedeiras.

youtube video id=NAjd4lEwibY

Bergmann possui um grupo de pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul com foco na compreensão desses objetos. Desse grupo, saíram os principais nomes em pesquisa de buracos negros no Brasil. Dessa forma, Thaisa se tornou a principal responsável pela pesquisa em buracos negros no território brasileiro e também internacional.

Lisa Meitner

A primeira pessoa a descrever a fissão nuclear matematicamente foi a física Lisa Meitner. Inicialmente, Meitner trabalhou com o químico Otto Hahn na Alemanha para consegui compreender o fenômeno da radioatividade encontrado por Curie. Com esse trabalho, eles descobriram um novo elemento químico.

Lisa Meitner foi responsável por descrever matematicamente a fissão nuclear
Lisa Meitner foi responsável por descrever matematicamente a fissão nuclear

Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, Meitner teve que fugir da Alemanha e Hahn continuou fazendo experimentos que enviava os resultados para Meitner através de cartas. Lisa foi responsável por explicar o efeito de reação em cadeia em uma carta na revista Nature. A prova da reação em cadeia fez com que Albert Einstein escrevesse carta para o presidente americano na época para focar na pesquisa dando início ao Projeto Manhattan.

Infelizmente, Meitner não foi laureada com o Prêmio Nobel pela descoberta da fissão nuclear. Otto Hahn não mencionou a participação de Metiner no trabalho fazendo com que a Academia de Ciências ignorasse Meitner. Mais tarde, Lisa Meitner foi reconhecida com o Prêmio Enrico Fermi por esse mesmo trabalho.

Vera Rubin

A matéria escura é um dos tópicos mais populares na Astronomia e na Física até hoje. É algo que sempre está presenta na mídia e nas notícias. O que poucos sabem é que a maior evidência da matéria escura foi encontrada por Vera Rubin que estudou velocidade de rotação de diferentes galáxias. Comparando com a massa da luz visível, Rubin encontrou uma discrepância que favorecia o modelo de matéria escura.

Por causa da descoberta, Rubin ganhou o título de Mãe da Matéria Escura e até hoje a matéria escura é o modelo mais popular por causa de Rubin. Curiosamente, Vera Rubin se interessava também pela Dinâmica Newtoniana Modificada que é um modelo que bate contra a matéria escura. Rubin se tornou especialista em ambas as áreas.