As fabricantes automóveis líderes no mercado estão mudando a estratégica, diminuindo os investimentos em veículos elétricos e autônomos, reflexo da complexa interação entre a queda na procura e os custos de desenvolvimento elevados.
Hélder Lopes
Climatologista - 123 artigosArtigos de Hélder Lopes
A renovação da pirâmide de Menkaure, no complexo de Gizé, no Egito, desencadeou uma onda de críticas nas redes sociais, com especialistas e comentaristas a denunciarem o projeto como “absurdo”.
Em uma recente expedição, geofísicos a bordo do navio de pesquisa "RV Investigator" descobriram uma cadeia de montanhas submarinas entre a Tasmânia e a Antártica, que abrange 20.000 km². Saiba mais aqui!
Um estudo da University of New South Wales revela que as nuvens estratosféricas sobre o Ártico são um elo crucial perdido nos modelos climáticos, destacando o seu interesse para a representação mais precisa do clima passado, presente e futuro.
Os ciclones tropicais estão começando mais cedo, alertam cientistas, com um estudo recente a revelar que estas tempestades intensas estão a antecipar-se entre 3 a 4 dias. Saiba mais aqui!
Um estudo revela que os micróbios desempenham um papel crucial na recuperação de ecossistemas após incêndios florestais, contribuindo para o entendimento como as comunidades microbianas se adaptam e se dispersam.
Cientistas batizaram uma nova espécie de aranha australiana de ‘Venomius tomhardyi’, em homenagem ao personagem da Marvel, Venom, interpretado por Tom Hardy. A descoberta revela a surpreendente diversidade da fauna do país.
A Grécia está sendo atingida fortemente pela tempestade Daniel, que já causou inundações e estragos em todo o país. Chuvas torrenciais atingem grandes áreas, e uma vítima já foi confirmada.
O Furacão Franklin ganha força e transforma-se no primeiro grande furacão no Atlântico, atingindo as Bermudas com ventos devastadores e grande agitação oceânica. Saiba mais aqui!
A Holanda inaugura o maior parque eólico de água doce do mundo, o Windpark Fryslân, no Lago IJssel. O projeto é responsável por promover a preservação ambiental e oferecer novas oportunidades de lazer.
A poluição do ar está associada a um risco crescente de demência em indivíduos do sexo masculino mais velhos, de acordo com um novo estudo da Universidade da Califórnia. Saiba mais aqui!
Estudos recentes sugerem que as nuvens noctilucentes podem estar ligadas à poluição atmosférica e ao aumento de gases, como o metano. Estas nuvens, localizadas a cerca de 80 km acima da superfície terrestre, podem proporcionar um espetáculo visual único.
Novo estudo da NASA sugere que as super explosões solares tiveram um papel crucial na origem da vida na Terra, ao fornecerem a energia necessária para iniciar processos químicos que levaram ao surgimento da vida.
A poluição do ar pode aumentar a incidência de doenças cardíacas e, em último caso, até morte súbita. O dióxido de nitrogênio (NO2) foi o gás que apresentou a maior associação com quatro tipos de arritmia cardíaca, segundo um estudo realizado na China.
Atividades humanas geram uma grande quantidade de poluentes que, sem a presença da molécula hidróxido (OH), persistiriam na atmosfera sem se decompor. Contudo, estudos recentes descrevem a existência de um mecanismo de autolimpeza da atmosfera. Saiba mais aqui!
Peixes-caracol foram avistados a uma profundidade de 8 336 metros, nadando próximo ao fundo do mar na fossa de Izu-Ogasawara, sudeste do Japão, como parte duma expedição de dois meses que começou no ano passado.
Com o aquecimento global em curso, os especialistas estão a alertar que as infeções bacterianas potencialmente fatais podem tornar-se mais comuns. Saiba mais aqui!
Arqueólogos dos Emirados Árabes Unidos anunciaram na segunda-feira, 20 de março, que encontraram o que acreditam ser a cidade de pérolas mais antiga do Golfo Pérsico na ilha de Siniyah, a leste do emirado de Umm al-Quwain.
Na tentativa de entender a forma como o ChatGPT está afetando as nossas vidas e compreende todos os fenômenos que nos rodeiam, fomos pedir que nos explicasse alguns conceitos de climatologia e meteorologia. Saiba mais aqui!
As plantas que temos dentro de nossas casas são suscetíveis à perda de brilho e da beleza com o passar dos dias. Tal não significa que sejam atacadas por pragas ou que estejam morrendo pela falta de cuidado. Muitas das vezes, estão apenas sujas!