Como o vapor d'água intensifica o efeito de estufa no planeta Terra?

O aumento do vapor d'água na atmosfera, juntamente com o papel preponderante do dióxido de carbono, intensifica o efeito de estufa e impulsiona as mudanças climáticas globais. Esse é um dos objetos de estudo da equipa da NASA Science.

vapor de água
Equipe da NASA alerta para aumento de vapor d'água na atmosfera. Tal aumento é responsável por mudanças significativas dos padrões atmosféricos.

O vapor de água tem sido objeto de estudo pela equipe editorial da NASA Science. Ao invés de ser o principal responsável pelo aquecimento global, condição atribuída ao dióxido de carbono, o vapor d'água atua como um intensificador, ao agravar os efeitos de outros gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono.

A atmosfera que nós conhecemos tem vindo a alterar-se muito rapidamente. Atualmente, contém aproximadamente 10% mais de vapor d'água do que há apenas 30 anos. A cada 1ºC de aumento da temperatura, a atmosfera retém 7% a mais de vapor d'água.

O vapor d'água e o seu papel na intensificação do efeito de estufa

O aumento das temperaturas médias globais, que já aumentaram aproximadamente 1,1ºC desde o final do Século XIX, está intrinsecamente ligado ao aumento do vapor d'água na atmosfera.

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) das Nações Unidas, o vapor d'água na atmosfera está a aumentar a uma taxa entre 1 e 2% por década, responsabilidade que se atribui ao aquecimento global.

Esse aumento acompanha o aumento das temperaturas na atmosfera, o que impulsiona a evaporação da água tanto dos oceanos quanto da terra. Com o ar mais quente capaz de reter mais umidade, a concentração de vapor d'água na atmosfera aumenta, criando um ciclo de retroalimentação positiva.

No entanto, é importante ressaltar que o vapor d'água não é o principal responsável pelo aquecimento global, mas sim um coadjuvante. Ao intensificar o efeito de estufa causado por outros gases, como o dióxido de carbono, o vapor d'água contribui para um aumento adicional das temperaturas globais. Esse fenômeno é ilustrado pelo aumento das precipitações intensas, secas mais severas e a ocorrência de eventos climático-meteorológicos extremos.

O papel ímpar do vapor d'água como gás com efeito de estufa reside na sua condensabilidade. Ou seja, ao contrário de outros gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono ou o metano, o vapor d'água pode ser transformado de uma fase gasosa para líquida e vice-versa. Isso significa que a sua concentração na atmosfera é diretamente influenciada pela temperatura ambiente. Assim, à medida que a temperatura aumenta, mais água evapora para a atmosfera e aumenta ainda mais o efeito de estufa.

Dióxido de carbono: o pilar do aquecimento global

Ademais, não se pode descurar que o dióxido de carbono continua a ser o principal contribuinte para o aquecimento global, sendo responsável por um terço do total. A capacidade de permanecer na atmosfera por longos períodos, que podem variar de décadas a milhares de anos, torna-o um regulador importante do clima. No entanto, o papel do vapor d'água como um intensificador dos efeitos do dióxido de carbono não pode ser subestimado.

youtube video id=vR6pSEWVwzk

Em Portugal, tal como noutros países, temos testemunhado os efeitos das mudanças climáticas, responsável por mudanças drásticas nas condições meteorológicas. O aumento das temperaturas do ar, as secas prolongadas e os eventos climático-meteorológicos extremos estão a tornar-se cada vez mais comuns, sendo fulcral que se tomem medidas para mitigar os impactes das alterações climáticas. A condensabilidade única associada ao vapor d'água torna-o um componente dinâmico do sistema climático, cujo impacto merece uma atenção redobrada.