Virada de mês com chuva, frio intenso e possibilidade de neve

Nesta semana volta chover no Rio Grande do Sul, porém não será persistente. No entanto, o destaque fica para uma massa de ar polar intensa que ira derrubar as temperaturas em todo o Centro-Sul. Há a possibilidade de neve na Região Sul.

Transição de mês com a chegada de uma massa de ar polar intensa e ocorrência de geada e neve.

A última semana de Julho começa com o retorno das chuvas no Rio Grande do Sul, devido à presença de um cavado. Assim, a segunda-feira (29) começa com chuvas isoladas no oeste, sul e norte do estado, e no oeste de Santa Catarina. No decorrer do dia, as instabilidades se espalham por todo o território gaúcho, oeste e centro-sul catarinenses, atingindo a região metropolitana de Porto Alegre mais para o fim da tarde. As pancadas ocorrem com fraca à moderada intensidade e vêm acompanhadas de trovoadas. No Paraná previsão de chuva fraca e isolada entre o fim da tarde e a noite no sul e no leste do estado.

Para o restante do país, o tempo segue firme e ensolarado, com aumento da nebulosidade apenas no estado de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e estado de Goiás, porém, sem previsão de chuva. Já no Nordeste, os ventos de leste deixam o tempo nublado e bastante chuvoso em toda a faixa leste da Bahia e estado do Sergipe.

Na terça-feira (30), o que antes era um cavado, evoluiu para um ciclone extratropical com uma frente fria de fraca intensidade. O dia fica nublado na metade norte e leste do Rio Grande do Sul e em todo o estado de Santa Catarina. No Paraná o tempo fica firme somente nas áreas mais a oeste e noroestes. Previsão de chuva fraca e isolada ao longo do dia em todas as a regiões catarinenses, centro-sul e leste do Paraná. No Rio Grande do Sul, chove somente pela manhã no norte, nordeste e região metropolitana de Porto Alegre pela manhã.

No Sudeste, a frente fria também provoca mudanças a partir do fim da manhã no leste paulista, no Rio de Janeiro, metade sul e oeste de Minas Gerais. Nebulosidade aumenta e há previsão de chuva fraca e isolada na parte da tarde. As temperaturas também diminuem, promovendo uma ligeira sensação de frio. Já no Nordeste, as chuvas continuam na faixa leste e volta a se concentrar em maiores volumes entre Salvador e Maceió.

Na quarta-feira (31), o tempo firme predomina em praticamente todo o país. Tempo mais fechado pela manhã no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, sul e leste do Paraná, porém o sol aparece com força a partir do fim do período. Na faixa leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, os ventos do oceano provocam aumento da nebulosidade e, a partir do meio da tarde, ligeira sensação de frio e ocorrência de chuva fraca. No Nordeste, as chuvas diminuem bastante de intensidade e ocorrem durante a manhã desde Salvador até Natal.

Onda de frio, geada e possibilidade de neve

Na quinta-feira (01), uma frente fria passa a atuar no Rio Grande do Sul e avança pela Região Sul, chegando ao Sudeste no fim de semana. Com o deslocamento do sistema frontal, uma massa de ar polar intensa derruba as temperaturas no Centro-Sul e há risco de geada, até o início da semana seguinte, em toda a Região Sul, metade sul do Mato Grosso do Sul e estado de São Paulo. No entanto, ainda está longe para determinar com precisão.

Na sexta-feira (02), a combinação da frente fria com a incursão do ar frio traz a possibilidade, novamente, de ocorrência de neve na Serra Gaúcha, Serra, Planalto no oeste de Santa Catarina, durante a noite. Na madrugada de sábado (03), as simulações apontam para neve também no sul do Paraná. Seguimos, acompanhando as mudanças.