Vai dar praia no Sudeste? Veja como fica o tempo no último fim de semana das férias escolares

O período de férias escolares está acabando e muita gente ainda quer aproveitar o fim de semana para pegar uma praia, mas a previsão é de chuvas no Sudeste. Veja os principais alertas.

O período de férias escolares é marcado pelo descanso e bagunça da criançada em casa e o terror dos pais e mães, porém, existe um consenso de que as férias devem sim ser aproveitadas ao máximo, e um dos principais desejos entre muitos brasileiros é o de ir à praia.

Os últimos dias foram marcados por uma mudança brusca no tempo e na temperatura na região Sudeste depois que uma frente fria se formou e acarretou na formação de uma nova ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). O sistema frontal, acoplado a um centro de baixa pressão atmosférica localizado na costa da região, vem gerando muita chuva e muitos transtornos nas áreas mais afetadas.

Com frente fria e ZCAS ainda formada, último fim de semana antes do retorno escolar pode ser marcado por chuva e temperaturas amenas em partes do Sudeste. Não será um tempo muito agradável para praia!

Mesmo com a frente fria em alto mar e a ZCAS mais localizada na faixa norte do Sudeste, praticamente toda a região ainda passará por dias com tempo instável e previsão de chuva. A exceção ficará por conta do tempo firme apenas no noroeste de São Paulo e grande parte do Triângulo Mineiro, nas demais áreas da região, a condição é de chuva nos próximos dias. Veremos com mais detalhes agora.

Vai dar praia no final das férias escolares?

Com as férias escolares acabando, muita família já está se programando para o final de semana e o desejo de muitos é partir para a praia. Porém, existem alertas de chuva para o Sudeste nos próximos dias e isso precisa ser levado em consideração antes de pegar estrada.

Aliás, a previsão é de chuva todos os dias nas áreas costeiras de São Paulo, do Rio de Janeiro e principalmente do Espírito Santo. Um ponto bastante relevante são as estradas e rodovias que podem ter cedido em algum momento com a chuvarada desta semana, bloqueios feitos por conta de deslizamentos de terra, então todo cuidado é pouco e é preciso pesquisa e organização para a escolha da melhor rota. Para isso você pode usar os serviços do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

chuva
Volume de chuva pode passar dos 200 milímetros no litoral de São Paulo nos próximos dias. Atenção redobrada ao possível rompimento de estradas e barragens.

Nesta quinta-feira (25) que inclusive é feriado na cidade de São Paulo, que comemora seu aniversário de 470 anos, o fluxo sentido litoral pode aumentar bastante devido ao feriado prolongado. A previsão é de chuvas a qualquer momento em toda a sua faixa litorânea, com possibilidade de volumes elevados especialmente na Baixada Santista, não se descartando o potencial para alagamentos e erosão do solo.

Na sexta-feira (26) e no sábado (27) ainda tem previsão de chuvas em todo o litoral paulista, porém, em forma de pancadas rápidas e intercaladas com períodos de melhoria, variação de nebulosidade e gradual elevação das temperaturas que não ficarão muito elevadas. No domingo (28) atenção redobrada, principalmente no retorno para casa, pois a tendência é de chuvas mais intensas e mais volumosas de novo por conta do deslocamento do centro de baixa pressão atmosférica pela costa do Sudeste, o que vai gerar além de chuva, vendaval, trovoadas, raios e até eventual queda de granizo.

Para o litoral do Rio de Janeiro, a projeção também é de chuvas em forma de pancadas entre hoje e domingo, mas isso não impede que o sol apareça em alguns momentos do dia e garante a sensação de tempo abafado, principalmente na capital fluminense. Assim como em São Paulo, o volume de chuva tende a ser maior no domingo devido a circulação dos ventos úmidos associados a área de baixa pressão atmosférica no oceano.

Para o Espírito Santo, o alerta continua maior nos próximos dias, pois o estado segue na rota da ZCAS e tem o centro de baixa pressão atmosférica logo no seu litoral, ou seja, maior proximidade com os sistemas atuantes. O corredor de umidade junto com a frente fria pode gerar volumes acima dos 150 milímetros ainda no estado, e isso de maneira abrangente, do sul ao norte capixaba. Das áreas costeiras do Sudeste, as praias do Espírito Santo são as que menos terão condições para curtir o último final de semana de férias escolares devido a persistência das chuvas a qualquer momento.