Terça-feira sob alerta de atuação de uma baixa pressão no Brasil: INMET emite alertas de chuvas intensas para 21 estados
A segunda semana de abril começa com a presença de um sistema de baixa pressão na Região Sul e provoca grandes acumulados de chuva. INMET emite alerta laranja para a área nesta terça-feira.

A semana começa com a formação de um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul. Desta vez, o sistema será de fraca intensidade, mas vai provocar chuvas intensas e volumosas sobre o Sul e também sobre partes do Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias.
No decorrer desta segunda-feira (07), o tempo fica instável sobre o sul do Brasil, muito em razão do processo de formação de um sistema de baixa pressão que vai se consolidar no final desta noite e início da madrugada de amanhã (08). Com isso, as chuvas vão ocorrer sobre o Rio Grande do Sul com intensidade que podem variar entre moderada e forte.
Sendo assim, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas amarelo e laranja de chuvas intensas para alguns dos mais importantes estados brasileiros ao longo desta terça-feira (08) devido a formação deste sistema de baixa pressão, confira a lista:
- Mato Grosso do Sul (sul do estado)
- Paraná (oeste paranaense)
- Santa Catarina (exceto o leste do estado)
- Rio Grande do Sul
Outros estados brasileiros também estão sob alerta de chuvas intensas, contudo, a causa será a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que, transporta umidade do Oceano Atlântico para o interior da Região Norte e para o litoral norte do Nordeste.

A seguir trazemos a previsão do tempo com mais detalhes para terça-feira (08).
Baixa pressão eleva potencial de chuvas intensas sobre o país
A terça-feira (08) começa com chuvas espalhadas pelo estado gaúcho e em áreas do sul e litoral de Santa Catarina além da porção oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul. A baixa pressão irá organizar a presença de um fraco canal de umidade desde a Região Norte do Brasil a regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Ao longo deste processo e a medida que o sistema avança sobre o continente, haverá potencial para chuvas intensas e volumosas, apesar das temperaturas estarem um pouco mais baixas, em relação às últimas semanas.
No período da tarde, o corredor de umidade estará melhor configurado e vai realizar a manutenção das nuvens de chuva no norte e extremo sul do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, regiões pontuais do Paraná, além de boa parte do oeste do Mato Grosso do Sul.

As chuvas intensas devem acontecer em áreas nas próximas as cidades de Rio Grande/RS, Vacaria/RS, Chapecó/SC e General Carneiro/PR, há chances da ocorrência de trovoadas. Nas demais regiões a chuvas de intensidade fraca a moderada com baixo potencial para provocar transtornos.
Sudeste com aumento das chuvas ao longo da semana
A precipitação vai aumentar sobre o Sudeste a partir de quarta-feira (09). A tendência é que, com o canal de umidade organizado, as chuvas ocorram em diversas áreas do Brasil, inclusive em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. É importante ficar atento sobre a intensidade dessas chuvas, uma vez que poderá ser bastante intensa e o solo já se encontra encharcado em algumas áreas.
Processo de formação de um fraco ciclone não traz apenas chuvas para o Sul do Brasil, ️ mas ajuda na organização de um canal de umidade sobre o CO e o SE
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) April 7, 2025
️ Há risco de chuvas intensas sobre essas regiões a partir da quarta-feira.
️ + info: https://t.co/GykP18KCrh pic.twitter.com/zHotNAVvLC
A chegada dessas chuvas se dá logo após a passagem de uma frente fria que ocorreu neste último final de semana e ocasionou em volumes extremos de precipitação. Em apenas 48 horas choveu o que era esperado para todo o mês de abril no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, além da Região Serrana fluminense.