Mais dias de tempo seco e quente para boa parte do SE e do NE

Para os próximos dias não há previsão de mudança de padrão. As chuvas devem se manter concentradas em parte da Região Sul, leste do Centro-Oeste e no norte do país. Tempo seco e quente continua para boa parte do Sudeste e da Região Nordeste. Saiba quando o padrão deve mudar.

tempo seco; estiagem; veranico
Boa parte das regiões Sudeste e Nordeste continuam com tempo seco. Saiba aqui quais a expectativas para a mudanças de padrão.

Desde o início da semana, uma frente fria vem mantendo o tempo instável em boa parte do Centro-Sul do país e contribuindo para o fluxo de umidade sobre parte do Centro-Oeste. Até o momento, os maiores acumulados ocorreram no sul do Mato Grosso do Sul, no leste do Paraná e no sul de São Paulo, com registros de mais de 200 mm em Iguape, SP, de 101 mm em Itaporã, MS, e de 97 mm em Curitiba, PR.

Por outro lado, em boa parte das regiões Sudeste e Nordeste, o tempo seco e quente vem predominando, com máximas passando dos 35°C no Rio de Janeiro, no norte de Minas Gerais e na porção central da Bahia.

Previsão para os próximos dias

Mesmo com o afastamento da frente fria, uma região de cavado contribui para a manutenção do tempo instável entre o norte do Rio Grande do Sul e o estado do Mato Grosso do Sul, passando pelo centro-sul e oeste de São Paulo. O corredor de umidade pelo oeste do Centro-Oeste e o tempo instável em praticamente toda a Região Norte também continuam.

Para os próximos dias o modelo ECMWF prevê acumulados passando facilmente dos 100 mm sobre parte dos estados de Santa Catarina e do Paraná. Na Região Norte, os volumes ficam próximos dos 200 mm no oeste do Amazonas e no Pará.

No entanto, as chuvas ocorrem com diferente intensidade ao longo do dia, sendo de fraca à moderada pela manhã e mais intensas a partir da tarde. Vale ressaltar também, que o modelo ECMWF vem exagerando nos volumes de precipitação e os acumulados previstos podem ser menores. No entanto, não se descarta o potencial para transtornos para onde estão previstas as chuvas mais intensas.

Já para boa parte das regiões Sudeste e Nordeste e estado de Goiás, o tempo seco e quente se mantém, com ocorrência de chuva somente no norte nordestino, devido à atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Nìveis, e na porção mais ao leste por conta da circulação de leste.

Qual a expectativa de mudança de padrão?

Em meados da próxima semana, as instabilidades passam a atuar um pouco mais para norte, atingindo uma porção maior da Região Sudeste, com possibilidade de chuva até a metade sul de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro, com maior probabilidade também para o estado de Goiás. Já para o restante do território mineiro e interior do Nordeste, o tempo seco predomina.

Uma condição mais favorável para chuvas passa a ocorrer a partir da primeira semana de Fevereiro, porém, para o norte mineiro e o interior nordestino, o retorno da umidade deve ocorrer por volta da terceira semana do mês, através da precipitação mais abrangente e volumosa.