Tempo instável se mantém em boa do Centro-Norte e leste da Região Sul

Nos próximos dias a convergência de umidade se mantém por boa parte no Centro-Norte do país, com maiores acumulados para a Região Norte. No Sul, o tempo instável continua na faixa leste, com sensação de abafamento.

ZCAS
Convergência de umidade se mantém no Brasil Central e tempo instável continua no leste da Região Sul. Calor e sensação de abafamento também é destaque

O último fim de semana foi marcado pela formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste, produzindo chuvas de moderada a forte intensidade em parte do leste paulista, sudeste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, com volumes que variaram de 30 a pouco mais de 100 mm no período de 48 horas. Não foram relatados grandes transtornos ou danos.

carta sinótica marinha
Cartas sinóticas da marinha referentes as 00z e 12z do domingo (07), mostrando a atuação de uma ZCAS.

No restante do país, as chuvas ocorreram de forma mais branda e principalmente a partir da tarde se estendendo pela noite, sem produzir volumes expressivos, bem como algum tipo de transtorno.

Distribuição e volume das chuvas até a quarta-feira

Nesta segunda-feira (08), o sistema frontal que dá suporte à convergência de umidade, se desloca mais para norte e passa a atuar no oceano na altura do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Assim, o tempo fica bastante nublado nos território capixaba e fluminense, no estado de Minas Gerais, em Goiás, no Mato Grosso e em praticamente toda a região Norte, com ocorrência de chuvas isoladas já pela manhã, que podem acontecer de forma mais intensa somente no Mato Grosso, Pará e no Amazonas.

Nos próximos dias chuvas, apesar de persistentes, principalmente a partir da tarde, não devem provocar grandes transtornos. No entanto, não se descarta a ocorrência de alagamentos e também de deslizamentos, sendo este último o estado do Rio de Janeiro.

A partir da tarde, as instabilidades se desenvolvem e as chuvas se tornam mais abrangentes e intensas em toda área nebulosa da manhã. Apesar do aumento da intensidade das chuvas, não há alertas para eventos extremos, no entretanto, transtornos como alagamentos podem ocorrer de forma pontual, e para o caso do Rio de Janeiro, devido à uma maior probabilidade para a ocorrência de chuvas intensas, há risco de deslizamentos.

No leste da Região Sul e no estado de São Paulo, o tempo fica nublado devido à atuação de um cavado e da circulação dos ventos de leste, com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo a partir da tarde.

Até meados da semana, o mesmo padrão de distribuição e intensidade das chuvas se mantém, com bastante nebulosidade durante a primeira parte do dia e chuvas mais distribuídas e intensas a partir da tarde. Não há potencial para eventos extremos de chuvas, mas há atenção para transtornos pontuais de alagamentos.

Em relação às temperaturas, há um ligeiro aumento e com a umidade persistente, a sensação é de abafamento ao longo do dia. No início da manhã, a sensação para os próximos dias na Região Sul tende a ser agradável.