Tempestades e chuvas intensas atingem Salvador e frio atípico chega às capitais São Paulo e Rio de Janeiro; saiba quando

Frente fria avança e provoca tempestades e chuvas intensas no Nordeste do Brasil, enquanto que no Sudeste, a massa de ar frio chega à Região e deixa temperaturas mínimas incomuns para esta época do ano.
- Veja também: Baixa pressão deixa em alerta para chuvas intensas 5 estados nesta terça (17); confira a previsão
Uma frente fria avança pelo Brasil desde o último final de semana. O sistema frontal segue ativo e alcança áreas do Nordeste ao longo da tarde desta quarta-feira (19). A previsão indica chuvas intensas e riscos de tempestades, principalmente sobre a Bahia.
A frente fria avançou, provocou chuvas e agora permite a entrada de ar frio. A tendência para os próximos dias é de diminuição das temperaturas, principalmente ao amanhecer. As capitais São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ vão registrar temperaturas atípicas para esta estação.
Confira a previsão do tempo com mais informações para os próximos dias.
Riscos de tempestades aumentam na BA
A frente fria chega ao Nordeste no final desta quarta-feira (19), onde provoca chuvas intensas e aumenta os riscos de tempestades sobre a Bahia. O sistema deixa o tempo instável sobre o sul, sudoeste e oeste do estado. Nas demais áreas da Região, o tempo fica fechado, com muita nebulosidade.

Nas primeiras horas da quinta-feira (20), as chuvas ganham força sobre a faixa entre Porto Seguro/BA, Vitória da Conquista/BA e municípios próximos à divisa com Pernambuco. Há riscos de tempestades e de transtornos, pois há indícios de grandes acumulados ao longo da madrugada.
No decorrer da manhã, as chuvas se espalham pela Bahia e começam a ser registradas, inclusive na capital Salvador/BA, com pancadas leves. A intensidade será alta sobre o noroeste e sul do estado, acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas, além de rajadas de vento em municípios do litoral sul.

Com a chegada da tarde, as chuvas intensas alcançam Salvador/BA com maior força. Na capital baiana, há riscos de tempestades nesta quinta-feira (20), com potencial para gerar transtornos como alagamentos, queda de galhos e árvores, além de queda de energia.
Além de Salvador/BA, cidades próximas à capital e demais regiões do estado têm previsão de chuvas intensas e tempestades, acarretando alertas para todo o estado baiano.
Temperaturas de inverno na primavera de SP e RJ
Além das chuvas sobre a Bahia nesta quarta (19) e quinta-feira (20), a frente fria trouxe consigo uma massa de ar frio que diminui as temperaturas sobre São Paulo e também no Rio de Janeiro. O ar frio vai deixar as temperaturas abaixo da média para este período do ano, principalmente durante o amanhecer paulista e da tarde fluminense.

O amanhecer desta quarta-feira (19) já será com temperaturas mais baixas, afetando todo o estado de São Paulo, parte de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com a aproximação do ar frio, São Paulo/SP tem mínima prevista de 15°C nesta quarta-feira (19), enquanto na quinta (20) e sexta-feira (21) os termômetros marcam 14°C.
Frio que também será sentido em outras áreas do estado, como no Vale do Paraíba, com temperaturas entre 13°C e 15°C. A massa de ar frio também alcança o Rio de Janeiro; o ar frio chega primeiro ao sul do estado, derrubando em até 6°C as temperaturas da área.

No Rio de Janeiro/RJ, as temperaturas máximas diminuem 5°C entre hoje (18) e amanhã (19). A máxima prevista na capital fluminense é de 30°C nesta terça (18) e de apenas 25°C na quarta (19). Na quinta, a máxima será ainda menor, com previsão de 24°C, enquanto as mínimas variam entre 18°C e 20°C.