Baixa pressão deixa em alerta para chuvas intensas 5 estados nesta terça (17); confira a previsão

A semana começa com alerta de chuvas intensas para esta terça-feira. A presença de uma baixa pressão entre áreas da Região Sul do Sudeste do Brasil deixa o tempo instável e 5 estados ficam em atenção.
O restante desta segunda-feira (17) contará com chuvas em várias partes do Brasil. A presença de uma frente fria permite a incursão de umidade vinda de outras áreas do país, deixando o tempo instável. Há chances de chuvas fortes acompanhadas de trovoadas, além da possibilidade de que essas precipitações causem problemas em vários municípios.
A terça-feira (18) também será movimentada em partes do Brasil. A presença de uma baixa pressão sobre áreas das Regiões Sul e Sudeste provoca chuvas intensas. Dessa forma, a previsão mostra que cinco estados ficarão em alerta devido à possibilidade de transtornos. Confira as áreas afetadas:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Paraná
- Santa Catarina
A seguir, veja a previsão do tempo com mais informações e mais detalhes para esta terça-feira (18).
Alertas de chuvas intensas para terça-feira
Ainda durante a madrugada, a baixa pressão vai promover chuvas de forte intensidade sobre municípios do leste do Paraná, norte de Santa Catarina e sul do estado de São Paulo. O sistema terá suporte de um canal de umidade vindo das áreas centrais da América do Sul. Em alguns pontos, há possibilidade de trovoadas nas primeiras horas da madrugada.

São esperados grandes volumes que podem gerar transtornos ainda antes do amanhecer. Já no período da manhã, as chuvas vão continuar sobre os três estados. Contudo, estarão afetando uma parcela maior do estado catarinense e uma faixa entre o sul de São Paulo e a divisa de Minas Gerais, no noroeste paulista. Nessa região, as chuvas serão de menor intensidade.
Ao final da manhã, o sistema estará mais fortalecido. Dessa maneira, as chuvas estão previstas para alcançarem outras áreas do Sudeste, como o sul de Minas Gerais. No horário de maior movimento de pessoas, a capital paulista deverá ficar em alerta. A previsão indica chuvas intensas sobre a metrópole e cidades próximas.

A preocupação irá se estender ao longo de toda a tarde. Com a atmosfera mais aquecida, haverá energia para a formação de novas áreas de instabilidade espalhadas pela Região Sudeste, além de a circulação atmosférica aumentar a quantidade de umidade nas áreas afetadas.
As chuvas serão intensas em diversos pontos do Sudeste, desde a Região Metropolitana de São Paulo até áreas do norte paulista. Inclui também municípios do oeste, sudoeste, sul e leste de Minas Gerais, além de boa parte do Rio de Janeiro. O leste do Paraná e quase todo o estado de Santa Catarina terão chuvas fortes e pontuais.
Os acumulados entre segunda (17) e terça-feira (18) vão superar os 90 mm em Curitiba/PR e áreas próximas à capital paranaense chegam a 104 mm. Em Belo Horizonte/MG os volumes superam 50 mm nesta terça (17).

Em São Paulo e Rio de Janeiro, os valores serão menores: 30 mm na capital paulista e 15 mm na fluminense. Volumes elevados também são previstos para o sul de São Paulo, com acumulados de 80 mm entre hoje (17) e amanhã (18).
No Sul de Minas, não será diferente, com áreas pontuais registrando volumes superiores a 60 mm somente nesta terça-feira (18). A preocupação também se estende ao Rio de Janeiro, especialmente próximo à divisa com Minas Gerais.

Grandes volumes de precipitação estão previstos nesta terça-feira; dessa maneira, aumentam os riscos de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, além da possibilidade de deslocamento de massa. Fiquem atentos aos alertas da Defesa Civil do seu estado ou município.