Sul do Brasil enfrentará sequência de dias sob risco de tempestades severas; saiba até quando vão os alertas

A Região Sul do Brasil está sob risco de tempestades severas ao longo de uma sequência de dias. Há risco de ocorrência de granizo e chuvas intensas, saiba onde.

Tempestades devem ocorrer, pelo menos, até domingo (18).
Tempestades devem ocorrer, pelo menos, até domingo (18).

A Região Sul do Brasil vem enfrentando um mês de Janeiro com chuvas abaixo da média nesta primeira quinzena. No mês anterior, a maior parte dos três estados do Sul teve chuvas entre a média e acima da média, exceto pela porção centro-leste do Paraná, onde anomalias negativas de chuva predominaram e persistem. No entanto, uma mudança está prevista para os próximos dias.

Anomalia de precipitação (mm) em dezembro de 2025 (esquerda) e janeiro de 2026 (direita). Créditos: Adaptado de CPTEC/INPE.
Anomalia de precipitação (mm) em dezembro de 2025 (esquerda) e janeiro de 2026 (direita). Créditos: Adaptado de CPTEC/INPE.

Agora, o modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, prevê uma sequência de dias de tempestades com chuvas intensas para a Região Sul do Brasil nos próximos dias, com os maiores acumulados previstos para o Nordeste do Paraná. Essas chuvas, porém, ocorrerão de forma irregular sobre a Região Sul. Confira a seguir onde e quando deve chover nos três estados.

Tempestades na faixa leste

A partir desta terça-feira (13) até o próximo domingo (18) a faixa leste entre Santa Catarina e o Paraná está sob alerta para tempestades intensas entre a tarde e a noite. Há previsão de raios, chuvas fortes e rajadas de vento acima de 40 km/h.

Há alerta para risco de formação de granizo hoje (13) entre o nordeste do Paraná e o sul de São Paulo, e quarta-feira (14) na faixa leste de Santa Catarina.

Tempestades com granizo são sistemas verticalmente intensos, formados quando há bastante umidade e calor próximos à superfície, e ventos capazes de transportar essa umidade para níveis elevados da atmosfera, onde a temperatura é abaixo de zero, iniciando os processos de congelamento.

Previsão de tempestades nesta quarta-feira (14), de acordo com o ECMWF.
Previsão de tempestades nesta quarta-feira (14), de acordo com o ECMWF.

Nessas condições, ocorre a formação de granizo, que, por sua vez, desencadeiram processos de eletrificação das nuvens, aumentando o risco de raios. Além disso, essas tempestades produzem chuva intensa e fortes rajadas de vento, resultado das correntes descendentes (para baixo) geradas pelo próprio sistema.

Na quinta-feira (15) as tempestades devem ser mais intensas sobre a região de Florianópolis (SC). A partir de sexta-feira (16), tempestades ainda estão previstas na faixa leste, mas uma nova frente fria avança pelo sul do Rio Grande do Sul, e as tempestades se espalham sobre quase toda a região ao longo do fim de semana.

Nova frente fria a partir de sexta

A chegada de uma nova frente fria a partir de sexta-feira (16) deixa o Rio Grande do Sul em alerta para tempestades intensas desde a madrugada na fronteira Oeste, com risco de granizo.

Ao longo do dia, uma linha de tempestades está prevista para cruzar o Rio Grande do Sul, ganhando força sobre a área entre Lageado e a Região Metropolitana de Porto Alegre. Estão previstas rajadas de vento que ultrapassam os 50 km/h, podendo causar danos em árvores e estruturas.

As tempestades relacionadas ao avanço do sistema também devem alcançar o oeste de Santa Catarina e do Paraná até o fim do dia.

Previsão de tempestades nesta sexta-feira (16), de acordo com o ECMWF.
Previsão de tempestades nesta sexta-feira (16), de acordo com o ECMWF.

No sábado (17) as tempestades se espalham uma área que abrange desde o norte do Rio Grande do Sul e os territórios de Santa Catarina e Paraná, quase que em totalidade. As chuvas estão previstas serem mais intensas na faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, embora não se descarte pancadas intensas em outras localidades ao longo do dia.

Previsão de chuva neste sábado (17), de acordo com o ECMWF.
Previsão de chuva neste sábado (17), de acordo com o ECMWF.

No domingo (18) ainda há risco de tempestades com chuvas intensas, principalmente no noroeste e nordeste do Paraná.

Chuva acumulada pode alcançar 100 mm

A previsão do ECMWF indica que os maiores valores acumulados de chuva até o final do domingo (18) devem ocorrer no Nordeste do Paraná, onde podem ultrapassar 100 mm.

No geral, a faixa leste da Região Sul (exceto pelo litoral sul do Rio Grande do Sul) deve receber mais chuva, com valores variando entre 60 mm e 100 mm, principalmente entre Santa Catarina e o Paraná.

Previsão de chuva acumulada até o final do domingo (18), de acordo com o ECMWF.
Previsão de chuva acumulada até o final do domingo (18), de acordo com o ECMWF.

Uma observação importante é que, enquanto no leste de Santa Catarina e ndo Paraná a chuva deve ocorrer de forma frequente ao longo de quase todos os dias, no Rio Grande do Sul os volumes tendem a se concentrar entre sexta-feira (16) e sábado (17), aumentando o risco de transtornos, especialmente alagamentos em áreas mais vulneráveis.