Sistemas de chuva não conseguem avançar e chuvas se mantêm no Sul

Devido a permanência de uma alta pressão ao sudeste do país, cavados e sistemas frontais não conseguem avançar e as chuvas se mantém em parte da Região Sul, principalmente sobre o Rio Grande do Sul. Assim, calor aumenta no restante do Centro-Sul e porção central.

Onda de calor, chuvas no RS, estiagem
Padrão se co e quente se mantém em boa parte do país, com chuvas ocorrendo somente em parte do Sul, sendo mais intensas no Rio Grande do Sul.

O padrão desta semana está diretamente relacionado com a Oscilação Antártica (AAO). Aliás, o mês de Novembro está sob influência desse fator, basta analisarmos a curva da AAO.

Quando houve a forte tendência negativa na segunda semana do mês, uma massa de ar frio proporcionou a queda das temperaturas em todo o Centro-Sul, trazendo um episódio de frio fora de época.

Já para esta semana, a tendência positiva da AAO proporcionou o deslocamento do cinturão de baixas pressões mais para sul e o deslocamento da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) mais próxima do Brasil, bloqueando o avanço dos sistema frontais e aumentando o escoamento de leste no leste do Nordeste. Essa padrão se mantém para o fim de semana, resultando em manutenção e intensificação do calor e para a ocorrência de chuvas em parte da Região Sul.

Alerta e destaques para o fim de semana

No sábado (28), uma região de cavado, extensão de uma baixa pressão na Argentina, contribui para o tempo instável no Rio Grande do Sul e para pancadas isoladas no Oeste, Missões, Norte e Região Central, com potencial para temporais.

A partir do fim da tarde, a região de cavado se desprende da baixa pressão e avança para o estado de Santa Catarina, onde pancadas isoladas se espalham por todas as regiões, ocorrendo ainda no norte gaúcho e também passando a atingir o sul, oeste e leste do Paraná. Já no oeste do Rio Grande do Sul, o sistema de baixa mantém o potencial para temporais, porém agora trazendo risco de um evento mais abrangente.

No restante do país o tempo firme predomina, com temperaturas em elevação e sensação de abafamento ao longo do dia. Sensação mais amena no leste do Nordeste devido à circulação dos ventos de leste, que também proporcionam aumento da nebulosidade.

No domingo (29), uma frente fria se forma ao longo da madrugada entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, levando potencial para fortes temporais no Sul, Campanha e Oeste. Essa condição favorece a atuação dos intensos ventos de norte que podem provocar transtornos e sensação térmica desagradável.

Ao longo da manhã, a frente fria avança pelo território gaúcho provocando chuvas não muito organizadas, mas deixa alerta de temporais isolados. Até o final do período as instabilidades atingem o norte do estado. A partir do meio da tarde, as pancadas isoladas passam a ocorrer no meio-oeste e norte de Santa Catarina, sul e leste do Paraná.

No restante do país, sem nenhuma novidade. Tempo firme e quente, sendo mais ameno no leste nordestino, onde também há maior concentração de nuvens pela manhã e predomínio do sol durante a tarde.