Sexta-feira: mais chuva no Sul e alerta de tempo severo em São Paulo

Nesta sexta-feira ainda há potencial para tempo severo na Região Sul e aumenta a possibilidade de temporais no Sudeste, principalmente no Sudeste. Confira os alertas e a previsão de chuva com mais detalhes.

alerta temporais são paulo
Chuvas e temporais continuam na Região Sul e alerta de tempo severo se estende a São Paulo

Após um dia de chuvas significativas em parte da Região Sul, as previsões ainda apontam para eventos de precipitação intensa no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Além disso, há alertas também de tempo severo na Região Sudeste, principalmente no estado de São Paulo.

Previsão do tempo para a Região Sul

Já no início da manhã uma região de cavado favorece a formação de instabilidades e de chuvas de isoladas, mas que podem ocorrer com moderada intensidade em toda a faixa de divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No sul e leste gaúcho, bem como no leste catarinense, chuva fraca nas primeiras horas do dia.

Chuvas intensas ainda ocorrem em boa parte da Região Sul com alertas de tempo severo desde o norte do Rio Grande do Sul até o norte do Paraná.

No decorrer da manhã, as chuvas ganham intensidade e há alertas de chuva forte no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, no sul e oeste de Santa Catarina e no oeste e sudoeste do Paraná. Até o fim do período, passa a chover em todo o território catarinense, oeste e sul do paranaenses, com potencial para temporais.

chuva Rio Grande do Sul Santa Catarina
Previsão de chuvas de moderada a forte intensidade já pela manhã entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No período da tarde, o tempo instável se mantém e as instabilidades se espalham desde o norte do Rio Grande do Sul até o norte e leste do Paraná. Há potencial de chuvas de moderada a forte intensidade, mas os alertas de temporais se concentram no norte catarinense e nas regiões paranaenses. Essa condição se mantém até o fim do dia.

alerta temporais
No período da tarde há alerta de temporais em todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná.

No período da noite, as chuvas perdem intensidade, mas ainda ocorrem no norte de Santa Catarina, no leste e norte do Paraná, sem potencial para transtornos.

Previsão do tempo para a Região Sudeste

Em praticamente toda a Região Sudeste o tempo firme e quente predomina durante a sexta-feira (08). Pela manhã até o início da tarde, sol e nebulosidade variável, com tempo mais fechado no leste paulista, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e no Espírito Santo. Mesmo assim, o sol consegue aparecer entre muitas nuvens.

São Paulo e Minas Gerais com alerta de temporais a partir do meio da tarde, com maior potencial de tempo severo no centro, sul, nordeste e leste paulistas.

O destaque desta sexta-feira (08) está a partir do meio da tarde. Uma região de cavado que atua na Região Sul, se desloca para norte e contribui para o aumento da nebulosidade no estado de São Paulo e na metade sul e oeste de Minas Gerais.

Previsão de pancadas isoladas por volta do meio da tarde no norte, sul e leste de São Paulo, podendo ocorrer também na região do Triângulo Mineiro.

alerta de tempo severo
Instabilidades se formam e deixam alerats de tempo severo a partir do meio da tarde nos estado de São Paulo e de Minas Gerais.

Mais para o fim do dia e noite há alerta de temporais em todo o território paulista, no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. Há maior probabilidade de tempo severo no centro-sul, nordeste e leste de São Paulo. Entre a noite e a madrugada, as chuvas mais intensas ocorrem entre o norte paulista e o sul mineiro.

Nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, bem como nas demais regiões de Minas Gerais, não há alertas de tempo severo.