Semana termina com calor de 40°C e pancadas de chuva em 4 regiões do Brasil; confira a previsão

EFI prevê eventos incomuns com temperaturas próximas de 40°C e pancadas de chuvas isoladas estão previstas para afetar 4 regiões do Brasil ao longo dos próximos dias.

    Temperaturas próximas a 40°C e chuvas isoladas marcam fim da semana no Brasil.
    Temperaturas próximas a 40°C e chuvas isoladas marcam fim da semana no Brasil. Foto: Olhar Digital/Clima ao vivo.

    A terça-feira (16) contou com temperaturas elevadas em grande parte do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o centro-norte do país registrou as maiores temperaturas do dia, confira os dados observados:

    • São Miguel do Araguaia/GO - 39,2°C
    • Lagoa da Confusão/TO - 39,0°C
    • Marianópolis do Tocantins/TO - 38,4°C

    Além das altas temperaturas, também foram registradas chuvas isoladas pelo Brasil. A presença de umidade associada ao calor proporcionou instabilidades e a formação de nuvens de precipitação. Veja a lista com algumas localidades em que as estações automáticas registraram chuva:

    • Brasnorte/MT - 25,2 mm
    • Bananal/SP - 28,0 mm
    • Valença/BA - 43,8 mm
    • Entre Rios/PR - 7,2 mm

    A semana vai terminar com possibilidade de eventos extremos de temperatura, além das chances de chuvas pontuais. Confira a previsão do tempo.

    Extremos de temperatura máxima

    O Extreme Forecast Index (EFI) é um indicador utilizado para identificar quão grande é o desvio de previsão do tempo em relação à climatologia de uma determinada região. Ou seja, ele mostra situações incomuns ou extremas baseadas em seus próprios dados históricos. Lembrando que:

    • entre 0.5 e 0.8 indicam que o evento pode ser "incomum",
    • acima de 0.8 sugerem que o que é previsto pode ser classificado como “muito incomum” ou “extremo”.

    Hoje apresentamos o EFI do modelo ECMWF para a temperatura máxima desta quinta (18) e sexta-feira (19). Para isso vamos utilizar o percentil de 99, ou seja, temperaturas máximas previstas que estão entre as 1% mais quentes já observadas pelo modelo.

    EFI para temperatura máxima para o dia 18 de Setembro (esquerda) e 19 de Setembro (direita). Fonte: ECMWF.
    EFI para temperatura máxima para o dia 18 de Setembro (esquerda) e 19 de Setembro (direita). Fonte: ECMWF.

    O EFI para esta quinta-feira (18) , imagem à esquerda, mostra áreas entre Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins com valores que variam entre incomum e extremo (0,7 e 1). Desta forma, destaca as chances de ocorrência de um possível evento incomum e até mesmo extremo.

    Enquanto que para a sexta-feira (19), imagem à direita, o EFI mostra uma área maior e abrangendo outros estados como extremo sul do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, parte de São Paulo e Minas Gerais com riscos de eventos extremos de temperatura.

    Calor próximo de 40°C e chuvas pontuais afetam o Brasil

    Nesta quinta (18) e sexta-feira (19) as menores temperaturas máximas ficam por conta do leste Região Sul e Sudeste, onde há muita nebulosidade. Desta forma, as temperaturas máximas ficam mais baixas em relação a outras localidades do Brasil e variam entre 18°C e 24°C.

    Por outro lado, os termômetros disparam, tanto na sexta (19) quanto nesta quinta (18), sobre os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Piauí, Tocantins e partes de Minas Gerais e São Paulo.

    Temperatura máxima prevista para esta sexta-feira (19), segundo o modelo ECMWF.
    Temperatura máxima prevista para esta sexta-feira (19), segundo o modelo ECMWF.

    O modelo de previsão do tempo indica que as temperaturas chegam aos 40°C em áreas pontuais do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Em áreas do Maranhão, Piauí e no Sudeste as temperaturas também ficam elevadas, no noroeste de São Paulo e Triângulo Mineiro, por exemplo as máximas se aproximam de 39°C e aos 34°C no oeste da Região Norte.

    Altas temperaturas e umidade disponível na atmosfera são ingredientes para o surgimento de instabilidades e ocorrência de chuvas isoladas espalhadas por 4 regiões brasileiras.

    Mas as altas temperaturas também ajudam na formação de chuvas isoladas no Brasil. Ao longo da tarde desta quinta (18) e sexta-feira (19), pancadas de chuva estão previstas para ocorrer em 4 das 5 regiões do país.

    Precipitação prevista para a tarde de quinta-feira (18).
    Precipitação prevista para a tarde de quinta-feira (18) mostra chuvas ocorrendo de forma isolada.

    As chuvas mais fortes ocorrem sobre o Amazonas e Acre, onde há muita umidade disponível e temperaturas acima dos 30°C. No Centro-Oeste, as pancadas de chuva ocorrem de maneira pontual no Mato Grosso e com intensidade leve.

    previsão de chuva
    Acumulado de precipitação até o fim até a sexta-feira (19).

    Já no Sudeste as chuvas se concentram no litoral com fraca intensidade. No Sul do Brasil, as pancadas de chuva retornam nesta sexta-feira (19) e atingem áreas do oeste e extremo sul do Rio Grande do Sul, além de pontos do oeste de Santa Catarina, a intensidade será fraca e ocorre de forma isolada.