Semana termina com 40°C e calor será persistente para boa parte do Brasil; confira
As temperaturas vão subir nos próximos dias e a semana se encerra com temperaturas de até 40°C. O calor persiste nos próximos dias em grande parte do Brasil.
- Veja também: Potencial de desastre: RS em alerta de chuva extrema a partir de sexta-feira; confira os detalhes

Nos últimos dias o calor tem marcado presença em grande parte do Brasil. A presença de um sistema de alta pressão funciona como um bloqueio que deixa o tempo firme e seco. Isto ocorre pois o sistema gira em sentido anti-horário o que gera movimento descendente de ar e desta maneira, dificulta a formação de nuvens.
Este padrão vai persistir por mais alguns dias e além desse bloqueio, os ventos vindo do quadrante norte vão transportar ar quente e seco para o Centro-oeste, Sudeste e parte do Sul do Brasil, o que deixa as temperaturas ainda mais altas para o restante desta semana.
Semana termina com calor próximo de 40°C
Pelo menos até domingo (24), as temperaturas permanecem elevadas em grande parte do Brasil. A atuação do sistema de alta pressão segue firme e, desta forma, as temperaturas durante o período da tarde vão ficar altas. Nestes dias, todas as regiões do país possuem áreas em que as temperaturas previstas superam os 30°C.

Durante a tarde de quinta (21) e sexta-feira (22), a porção mais quente da Região Sul fica por conta do noroeste do Paraná onde os termômetros variam entre 29°C e 32°C na quinta (21) e superam os 34°C na sexta-feira (22).
Diversos pontos do Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil tem a máxima prevista próxima aos 40°C entre amanhã (21) e sexta-feira (22). Confira agora a previsão das temperaturas máximas para algumas capitais do Brasil:
- Cuiabá/MT - Máx.: 39°C (21/08) e 39°C (22/08);
- Palmas/TO - Máx.: 35°C (21/08) e 36°C (22/08);
- São Paulo/SP - Máx.: 32°C (21/08) e 34°C (22/08);
- Curitiba/PR - Máx.: 25°C (21/08) e 29°C (22/08);
- Teresina/PI - Máx.: 37°C (21/08) e 38°C (22/08).
No oeste do Sudeste a máxima chega aos 37°C em cidades de São Paulo e Minas Gerais, no restante da região temperaturas entre 29°C e 33°C, com exceção do litoral, onde as máximas não superam 25°C.
O sábado (23) será bastante parecido com a sexta-feira (22), no entanto, o domingo (24) será de mudanças nas temperaturas sobre o Sul do Brasil e em vários municípios localizados no oeste da Região Centro-Oeste e sul do estado de São Paulo.

O avanço de uma nova frente fria sobre o Brasil altera o tempo e provoca queda nas temperaturas em municípios do Centro-Oeste e na porção sul do Sudeste a partir de domingo (24). A previsão indica que a queda nas temperaturas máximas podem ser acentuadas e superam os 10°C em 48 horas.
Sobre o Nordeste, o calor que já está presente na região toma conta ainda mais do oeste da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará e dos estados do Maranhão e Piauí. As máximas nestas localidades variam de 35°C a 37°C. No centro-norte do Brasil, as temperaturas permanecem elevadas e variam entre 36°C e 39°C.
Agosto encerra com temperaturas elevadas
No Sul do Brasil, os recentes eventos meteorológicos, somados ao sistema previsto para este fim de semana, trarão uma nova massa de ar frio, responsável por derrubar as temperaturas já no início da próxima semana, a última do mês. Esse resfriamento também avança para o oeste do Centro-Oeste e alcança parte do Sudeste.
Desta maneira, o calor intenso com temperaturas acima de 36°C, deve perder força na próxima semana em áreas mais ao sul do Sudeste, oeste Centro-Oeste e em pontos da Região Norte. Essa redução está ligada à circulação atmosférica e à atuação de sistemas meteorológicos, como a chegada de frentes frias, que avançam pelo Sul do Brasil.

Nas demais regiões do país, segundo as projeções do ECMWF Charts, entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro, o calor deve se manter. Grandes áreas do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste ainda apresentarão temperaturas acima da média para o período, porém em menor intensidade ao comparadas entre os dias 18 e 25 de agosto.