Semana de muita chuva na metade norte do Brasil

Nesta semana as chuvas ficam concentradas na metade norte do país e há previsão de volumes elevados de chuva. Já no Centro-Sul, o tempo seco predomina. Há risco para alagamentos e inundações.

Tempo instável e muita chuva no Centro-Norte do Brasil. No restante do país o tempo firme predomina.

Uma frente fria vem atuando no Sudeste e provocando chuvas volumosas na Região. Em São Paulo, foram registrados volumes de entre 70 e 90 mm em cidade da porção central e norte do estado, que provocaram alagamentos e inundações. A tendência que nos próximos dias as chuvas se mantenham concentradas na metade norte do país e o tempo seco predomina no Centro-Sul.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (08) ainda há previsão de muita chuva para a Região Sudeste, onde há alerta de chuvas volumosas a partir da tarde no leste de São Paulo e no litoral norte paulista. No Rio de Janeiro o alerta fica mais para o fim da tarde e noite. No restante da região previsão de chuva moderada no norte de São Paulo e em praticamente todo o território mineiro, com tempo mais firme somente no extremo norte e nordeste do estado.

No Centro-Oeste previsão de chuva volumosa para o estado de Goiás, metade norte e leste do Mato Grosso. Já no Nordeste, chove em praticamente toda a Região, com maiores acumulados para a faixa norte e áreas com divisa com a Região Norte. Já no restante do país, o tempo firme predomina, com exceção para o leste de Santa Catarina e do Paraná, onde o dia segue nublado e com chuva fraca.

Na terça-feira (09) uma área de baixa pressão próxima a costa do Sudeste, mantém o tempo o instável no estado de Minas Gerais, no leste paulista e no Rio de Janeiro, com previsão de chuva fraca e isolada já pela manhã. No Espírito Santo, também há previsão de chuva na primeira parte do dia. À tarde, previsão de chuva forte para o estado de Minas Gerais e Espírito Santo, onde há risco para transtornos como alagamentos e inundações.

No Centro-Oeste, a condição é bastante semelhante, com sol entre muitas nuvens pela manhã e chuva de moderada a forte intensidade no período da tarde nos estados de Goiás e do Mato Grosso. No Mato Grosso do Sul, o tempo segue firme e ensolarado. No Norte e no Nordeste, previsão de chuva moderada pela manhã no litoral norte do país e pancadas de chuva forte em praticamente todas as áreas com exceção para o leste do Nordeste, onde o tempo segue mais firme e chove de forma isolada em Pernambuco, Sergipe, Alagoa e na Bahia.

Na quarta-feira (10) sem grandes mudanças, o tempo se mantém instável na metade norte do país, com chuvas de moderada a forte intensidade ocorrendo em nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e nas regiões que abrangem o sul do Pará e o centro-oeste do Nordeste. Já no restante do país o tempo firme predomina, com exceção para o leste paulista e o Rio de Janeiro, onde o dia segue nublado e há previsão de chuva isolada no fim do dia.

Na quinta (11) e na sexta-feira (12) o tempo muda no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com a passagem de uma frente fria de forma costeira. A nebulosidade aumenta em todo o estado e há previsão de chuva fraca e isolada. Nos demais áreas, sem mudanças. As chuvas continuam a ocorrer, mas aumentam de intensidade no norte de Minas Gerais e no estado da Bahia.