Semana com presença de ZCAS e chuvas persistentes sobre o SE e CO

No último fim de semana a Zona de Convergência do Atlântico Sul se formou, proporcionando dias nublados e chuvosos em boa parte do país. O sistema característico da estação chuvosa se mantém ao longo desta semana e os maiores acumulados ocorrem sobre o Centro-Oeste e o Sudeste.

ZCAS, chuva, SP, RJ
ZCAS atua ao longo da semana proporcionando chuvas persistente sobre o Brasil Central e volumosas em parte do Sudeste e Centro-Oeste.

Esta semana será com atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que proporcionará dias nublados e chuvosos em boa parte do país, principalmente, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, ou seja, o sistema irá atuar em sua posição climatológica, diferentemente das formações mais mais recentes deste ano que se formaram sobre a Região Nordeste.

Alerta e destaques até a quarta-feira

Nesta segunda-feira (07), o sistema frontal se mantém atuante e uma baixa pressão se forma ao leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, contribuindo para a manutenção do tempo instável em boa parte do país e, principalmente, a atuação do canal de umidade sobre o Centro-Norte.

Previsão de chuvas isoladas de fraca a moderada intensidade já pela manhã em todo o território paulista, no Rio de Janeiro, centro-norte e todo o oeste de Minas Gerais, oeste da Bahia, estado de Goiás, nordeste do Mato Grosso do Sul, norte e leste do Mato Grosso,Tocantins, metade oeste do Pará e metade leste do Amazonas. A partir do meio da tarde, as chuvas se tornam mais intensas e abrangentes nessas áreas e se espalham pelo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Há potencial para chuvas intensas para todas as áreas, porém os maiores volumes são esperados para o estado de São Paulo e para o Rio de Janeiro, sendo este último no período da noite.

Na Região Sul, o tempo nublado e frio se mantém, devido à manutenção da circulação dos ventos de leste, proporcionada pela presença de uma massa de ar frio no oceano. Além disso, uma região de cavado se forma e contribui para chuvas intensas em toda a faixa leste do Rio Grande do Sul e para chuvas de fraca intensidade em Santa Catarina e no Paraná. À tarde, há previsão de pancadas isoladas no centro-norte e leste do Paraná.

Na terça-feira (08), a baixa pressão se torna mais definida e atua sobre o oceano próximo à costa dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Pela manhã, a previsão é bastante semelhante ao do dia anterior, com a ressalva de que as chuvas ocorrem de forma mais abrangente no leste paulista e no território carioca.

No período da tarde, chuvas mais abrangentes e intensas, agora produzindo maiores volumes sobre o estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro, leste paulista, norte do Mato Grosso do Sul e em todo o Mato Grosso.

Na Região Sul, o tempo mais firme predomina, porém o sol aparece entre muitas nuvens e as temperaturas ficam mais elevadas no interior dos estados. Em toda a faixa leste, à circulação se mantém, assim, o tempo segue nublado com chuva fraca alternando com períodos de melhoria e sensação amena.

Na quarta-feira (09), as chuvas se deslocam mais para norte, com tempo firme predominando sobre o Centro-Sul. Tempo mais fechado e com baixa possibilidade de chuvas em toda a faixa leste da Região Sul e do estado de São Paulo.

No restante do país, chuvas isoladas pela manhã no centro-norte mineiro, sul do Espírito Santo, em Goiás, Mato Grosso, oeste da Bahia e Região Norte. No período da tarde, as chuvas voltam a ocorrer de forma mais intensa e abrangente, passando a atingir todo o estado capixaba.

Tendência para a quinta e sexta-feira

Na quinta-feira (10), se espera o mesmo padrão, com tempo firme na Região Sul, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo, com céu mais fechado no norte destes estados. No restante do Sudeste e do Centro-Oeste até o oeste da Região Nordeste e na Região Norte, o tempo fica nublado com chuvas isoladas e de fraca intensidade pela manhã e, ainda isoladas, porém, com potencial para temporais a partir do meio da tarde.

Na sexta-feira (11), as chuvas continuam a ocorrer, porém de forma isolada. A banda de nebulosidade e umidade volta a se deslocar mais para sul, abrangendo os estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, e o norte do Paraná.