Semana chuvosa em boa parte do Brasil

A primeira semana de Fevereiro marca a mudança de padrão, com chuvas passando a ocorrer com maior frequência e volume no Centro-Norte do país. Os maiores volumes ocorrem no Sudeste e na Região Nordeste.

Chuvas retornam para o Brasil Central e os maiores acumulados estão previstos para o Sudeste e Região Nordeste.

Nesta semana as chuvas voltam a ocorrer em praticamente todo o país. Uma frente fria já atua no Sudeste nesta segunda-feira (04), contribuindo para a ocorrência de chuvas abrangentes e volumosas. Outro ponto é a diminuição das temperaturas e o alívio do calorão, que já ocorreu na Região Sul neste fim de semana, devido ao avanço de uma massa de ar frio. Essa condição irá se manter ao longo de toda a semana, com chuvas migrando cada vez mais ao norte.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (04) o tempo fica instável desde o norte de Santa Catarina até a região Norte, com tempo firme ainda pela manhã no norte de Minas Gerais, no Espírito Santo, Bahia e em boa parte do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Na parte da tarde há previsão de chuva de moderada a forte intensidade no norte e oeste do Paraná, no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e na metade sul de Minas Gerais. No Centro-Oeste as chuvas ocorrem de forma muito isolada. No restante do país, as chuvas se mantêm volumosas no norte do Nordeste e da Região Norte.

Na terça-feira (05) o dia começa nublado com chuva fraca desde o leste catarinense até o sul da Bahia, passando pelo interior paulista e sul de Minas Gerais. Previsão de chuva já pela manhã também o Mato Grosso e Goiás, porém ocorrendo de forma mais isolada. Na parte da tarde chove de moderada a forte intensidade em todo o Sudeste, com pancadas de chuva isoladas ainda para o norte de Minas Gerais. O mesmo padrão de chuvas isoladas também ocorre no Centro-Oeste, porém no sul de Goiás e no leste do Mato Grosso do Sul, chove de forma mais abrangente e volumosa. À noite, há risco de temporais no norte dos estados de Minas Gerais e de Goiás.

Acumulado de chuva previsto para a primeira semana de Fevereiro, segundo o modelo ECMWF.

Na quarta-feira (06) a massa de ar fria se afasta para o oceano, promovendo o aumento das temperaturas na Região Sul. No entanto, a sensação ao longo do dia se mantém agradável. Previsão de chuva pela manhã no leste do Paraná e no norte de Santa Catarina. Na parte da tarde, chove de forma isolada em todas as regiões desses estados.

No Sudeste e Centro-Oeste, o tempo instável predomina, com chuvas ao longo do dia no Mato Grosso, Goiás e metade norte de Minas Gerais. Essa condição também é observada em Rondônia, sul do Pará, Tocantins, sul e oeste da Bahia. Nas demais áreas o tempo fica mais firme pela manhã e, à tarde, há previsão de pancadas de chuva de forte intensidade. Tempo firme somente para o estado do Mato Grosso do Sul.

Tendência para o restante da semana

Na quinta-feira (07), uma área de baixa pressão se forma no oceano na altura do estado de São Paulo, ajudando na intensificação das chuvas nos estado de Minas Gerais e do Espírito Santo. As chuvas também aumentam no Nordeste e nos estados de Goiás e do Tocantins. Já na porção mais do Centro-Sul, o tempo firme predomina, com nebulosidade e chuva fraca somente na faixa que vai do norte catarinense até o Rio de Janeiro.

Na sexta-feira (08) as condições e mantêm com a manutenção do corredor de umidade sobre a metade norte do país, principalmente sobre Minas Gerais, Espírito Santo e o Nordeste. No fim de semana, a expectativa é da chega de outra frente fria na Região Sul e do avanço de outra massa de ar frio nos dias seguintes.