Sem trégua! Chuvas continuam no Centro-Oeste, Sudeste e Norte. Até quando?

O ano de 2023 começou com a atuação de ZCAS, trazendo volumes já acima da média em várias localidades das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Estamos no período úmido, mas até quando vão as chuvas intensas e os temporais. Haverá alguma trégua nos próximos meses?

zcas chuvas centro-oeste sudeste
Chuvas continuam no Centro-Oeste e no Sudeste nos próximos dias, mas há uma pequena mudança de padrão à frente que pode ser bem vinda!

Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) marcou o início de 2023 com chuvas volumosas durante a primeira semana de janeiro. Os acumulados já estão próximos do esperado do mês em vários pontos das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Estamos no período úmido e o que se espera de fato são chuvas frequentes. No entanto, o tempo fechado e chuvoso por vários dias é prejudicial à agricultura, contribuindo para o desenvolvimento de doenças pelo excesso de umidade. Além disso, o revés mais óbvio são as inundações, alagamentos e maior potencial para deslizamentos de terra.

Nos próximos dias, as chuvas continuam, mas a sua abrangência começa a diminuir, ocorrendo predominantemente na forma de pancadas isoladas, que podem acontecer como temporais, mantendo o potencial para transtornos.

Confira a seguir a previsão e a tendência das condições do tempo e uma primeira análise sobre a expectativa do padrão de precipitação para os próximos meses.

Destaque da previsão do tempo

Esta segunda-feira (09) é o último dia das ZCAS que já se encontra enfraquecida, mas contribui para chuvas de até forte intensidade pela manhã entre o norte de São Paulo, no sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro.

A partir da tarde, há potencial de pancadas de até forte intensidade e de temporais no centro-leste de São Paulo, em todo o estado de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Goiás, no norte e leste do Mato Grosso e no centro-sul do Mato Grosso do Sul. O potencial de chuvas mais abrangentes está previsto para o território paulista e região do Triângulo Mineiro.

Na terça-feira (10), sem ZCAS, mas instabilidades ainda se formam nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Pela manhã, chuvas isoladas podem ocorrer com fraca a moderada intensidade no centro-norte e leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro e no sul de Goiás. Nas demais áreas, o tempo fica nublado, com exceção do sudoeste do Mato Grosso, do centro-norte e oeste do Mato Grosso do Sul.

A partir da tarde, as instabilidades se espalham por todo o Centro-Oeste e Sudeste, provocando pancadas isoladas com risco de temporais pontuais. As chuvas mais abrangentes ocorrem no sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e no estado de São Paulo.

Na quarta-feira (11), mais um dia com muita nebulosidade no Brasil e com chuvas ocorrendo de forma muito pontual pela manhã entre os estados de São Paulo, de Minas Gerais e de Goiás. Chuva de até forte intensidade pode ocorrer entre o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso.

Mesmo com o fim da ZCAS, a frequência das chuvas se mantém e os acumulados podem passar dos 100 mm entre Goiás, Minas Gerais, São Paulo e o Rio de Janeiro.

A partir da tarde, mesmo com as chuvas ocorrendo de forma mais isolada, há potencial de temporais em praticamente todo o Centro-Oeste e o Sudeste. A metade norte de Goiás e de Minas Gerais e o leste do Mato Grosso, há baixa probabilidade de chuva, que se ocorrer, será de forma muito pontual. As chuvas mais abrangentes e com maior potencial de volume ocorrem no Mato Grosso do Sul, no norte e no oeste do Mato Grosso.

A tendência até o fim da semana é de manutenção do padrão das chuvas mais isoladas pelo Centro-Oeste e Sudeste, sendo mais expressivas no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.

Quando que o padrão da precipitação deve mudar?

Estamos no período úmido, então é esperado que chova mesmo sobre o Brasil Central. No entanto, períodos mais irregulares podem ocorrer nos meses mais chuvosos, permitindo o surgimento do sol, proporcionando condições mais agradáveis e até mesmo saudáveis.

precipitação
Anomalia de precipitação para fevereiro, segundo o modelo ECMWF.

Nas próximas semanas, o potencial de chuva passa a migrar mais para o centro-sul e oeste do Brasil, proporcionando uma maior irregularidade no centro-leste do país. Esse padrão pode se manter ao longo do mês de fevereiro, que por sua vez pode não registrar nenhum evento de ZCAS!

precipitação março chuvas de março
Anomalia de precipitação para março, segundo o modelo ECMWF.

Já em março, o padrão de precipitação volta a mudar, com maior potencial de chuvas no centro-norte, mas ainda atinge toda a Região Sudeste e o Centro-Oeste. Um padrão semelhante ao observado nos meses de novembro e dezembro de 2022, mas com a banda de umidade um pouco mais para sul.