Segunda-feira extrema: intensa frente fria deixa alertas de tempestades no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Frente fria traz alerta de tempo severo para o centro-sul do Brasil já nesta segunda-feira. Confira os detalhes da previsão para este início de semana.

A mudança do tempo já acontece no Sul do Brasil neste domingo (22) através da intensificação de uma região instável promovida pela presença de uma baixa pressão sobre o Paraguai. Essa região mais instável, região de cavado, evolui para um intensa frente fria sobre a Região Sul, que avança nesta segunda-feira (23) sobre o centro-sul do Brasil.

Ao longo da tarde deste domingo (22), há alerta de chuvas intensas e de tempestades na porção norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no sul e oeste do Paraná, com chance de eventos mais intensos no período da noite.

Os eventos de chuvas neste domingo (22) e segunda-feira (23) podem ocorrer com severidade, não descartando transtornos por alagamentos, inundações, queda de granizo e rajadas de vento.

Mas é a partir do fim da noite do domingo (22) e da madrugada da segunda-feira (23), que a frente fria se forma e os eventos extremos aumentam a chance de ocorrência no extremo norte e nordeste do Rio Grande do Sul, no sul e meio-oeste de Santa Catarina e em toda a porção oeste do Paraná, bem como no sul do Mato Grosso do Sul.

A frente fria começa a avançar de fato a partir do fim da madrugada e início da manhã desta segunda-feira (23). A seguir trazemos os detalhes e consequências deste avanço.

Segunda-feira: frente fria avança e deixa alertas de tempo severo

A madrugada de segunda-feira (23) sob alerta de chuvas intensas nas regiões gaúchas que fazem divisa com o território catarinense, mas, principalmente, no sul e meio-oeste de Santa Catarina, no sul e metade oeste do Paraná.

tempo severo tempestades
Previsão de chuva e nebulosidade para a madrugada da segunda-feira.

No início da manhã, a frente fria já se encontra mais deslocada para norte e favorece chuvas de fraca a moderada intensidade também no leste de Santa Catarina e mais pontuais na porção norte do estado. Pancadas de forte intensidade já podem ocorrer no norte do Paraná, no oeste de São Paulo e até no norte do Mato Grosso do Sul.

No decorrer da manhã a frente fria segue avançando. Devido ao avançado mais rápido, há a possibilidade de transtorno em razão de rajadas de vento forte no norte de Santa Catarina, no sul, porção central e leste do Paraná, no centro-sul e oeste de São Paulo.

frente fria
Frente fria avança ao longo da manhã. Previsão de chuva, nebulosidade e pressão para o período.

Além do alerta de ventos, ainda no período da manhã, há alerta para o risco de tempestades no norte do Paraná, no centro, oeste e noroeste de São Paulo, na porção central e norte do Mato Grosso do Sul.

No estado de Santa Catarina e nas demais regiões do Paraná, as chuvas acontecem de fraca a moderada intensidade, não havendo mais riscos de tempo severo. No Rio Grande do Sul, o potencial de chuvas diminui muito, com chuvisco apenas para as áreas mais elevadas da Serra.

À tarde, mais para o meio e fim do período, o risco de tempestades e de chuvas intensas aumenta. Há alerta para o norte e leste do Paraná, para o centro-sul, norte e oeste de São Paulo, para todo o Mato Grosso do Sul e, agora, para o centro-sul e oeste do Mato Grosso

alerta de tempo severo
Mapa de densidade de raios realça as regiões com maior risco de tempestades. Previsão para o fim da tarde e início da noite da segunda-feira.

A frente fria continua avançando, mas agora mais lentamente. Isso mantém o tempo instável sobre o norte e leste do Paraná até o norte de Santa Catarina, em todo o estado de São Paulo, no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.

Há alerta de chuvas muito intensas e de tempestades na divisa entre o Paraná e São Paulo, no centro-sul, leste e norte paulistas, no norte e nordeste do Mato Grosso do Sul e no centro-norte do Mato Grosso.

alerta
Previsão do acumulado de chuva até a segunda-feira. Valores máximos variam de 60 a 120 mm e representam potencial para alagamentos e inundações.

No leste do Paraná, norte de Santa Catarina, centro-leste do Mato Grosso do Sul, no oeste e centro de São Paulo, as chuvas acontecem de fraca a moderada intensidade.