Risco de tempestades continua no Sul e frente fria chega ao Sudeste

Após um feriado chuvoso em parte do Sul, uma frente fria contribui para a continuidade do tempo instável e do risco de tempestade e de chuvas intensas na Região. O sistema também influencia o tempo nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

alerta, ciclone
Ciclone extratropical e frente fria atuam no Sul com potencial para tempestade e chuvas intensas. No Sudeste, o sistema frontal também deixa alertas.

A atuação de um cavado contribui para a ocorrência de chuvas intensas no Rio Grande do Sul e na faixa leste de Santa Catarina, com registro de granizo no território gaúcho, além dos acumulados de mais de 100 mm em Alegrete e São Vicente do Sul no feriado de 7 de setembro.

Quarta-feira de alertas no Sul e de tempo firme no Sudeste

No decorrer da última noite e madrugada, a região de cavado se intensificou para um sistema de baixa pressão, proporcionando mais chuva para o oeste, noroeste, centro e sul do Rio Grande do Sul e mais ocorrências de granizo de pequeno porte.

Ao longo desta quarta-feira (08), as chuvas se espalharam por todas as regiões gaúchas, ocorrendo com moderada a forte intensidade pela manhã no Sul, Leste, região Central e Missões, com potencial para transtornos como alagamentos e inundações. Há risco também de ventos de moderada intensidade.

A partir do fim de amanhã, a baixa pressão já pode ser classificada como um ciclone extratropical, com sua frente fria associada. Chuva de fraca a moderada intensidade até o meio da tarde em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com chuvas mais intensas ocorrendo na porção norte e nordeste.

Em Santa Catarina, a frente fria passa a atuar e há risco de tempestades e chuvas intensas no oeste, na região do planalto central e no sul, bem como no oeste e sudoeste do Paraná. Nas demais regiões catarinenses, o tempo segue nublado e com ocorrência de chuva fraca.

Confira a tendência para a primavera... Primavera 2021: mais chuvosa? Com La Niña? O que esperar?

No fim do dia, as chuvas perdem intensidade, mas ainda ocorrem com moderada intensidade no norte e leste de Santa Catarina e no sul do Paraná. No Rio Grande do Sul, a precipitação já praticamente se extingue e o destaque passa a ser a condição ventosa e fria, mas sem potencial de condições extremas.

No Sudeste, mais um dia de tempo firme, ensolarado e quente, com maior concentração de nuvens somente no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Quinta-feira de ciclone no Sul e de frente fria chegando ao Sudeste

Na quinta-feira (09), o ciclone extratropical atua sobre o Uruguai, mas influencia o tempo no Oeste Campanha e Sul do Rio Grande do Sul, proporcionando um dia nublado, frio e com ventos variando de fraca a moderada intensidade. Enquanto isso, o dia frio e ensolarado toma conta do restante do estado.

Em Santa Catarina e no Paraná, a frente fria já não possui tanto vigor, mas mantém o tempo nublado em boa parte desses estados com ocorrência de chuva fraca e isolada. Tempo firme e ensolarado, somente no extremo oeste catarinense.

A partir do início da tarde, a frente fria chega ao estado de São Paulo, provocando mais aumento da nebulosidade do que chuva. No entanto, por volta de meados do período, pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de tempestades, atingem o sul, leste e região de Bauru, Marília, Botucatu e São Carlos, juntamente com a diminuição das temperaturas e alívio do calorão.

Sexta-feira de tempo mais firme no Sul e com risco de tempestades em parte do Sudeste

Na sexta-feira (10), o ciclone extratropical se encontra no oceano, mas ainda favorece o tempo nublado em todo o Rio Grande do Sul, sem ocorrência de chuva, apenas possibilidade de chuva fraca e isolada na faixa leste. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo firme e ensolarado predomina.

tempestades, granizo
Alerta de tempestades entre os estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro na tarde de sexta-feira.

Já no Sudeste, a frente fria continua o seu avanço de forma costeira, proporcionando um dia nublado na faixa leste de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Pela manhã, previsão de chuva fraca e isolada no norte e leste paulista e no sul mineiro. Já entre o meio e o fim da tarde, há potencial para tempestades, que podem vir acompanhadas de granizo, nessas áreas, com acréscimo do sul do Rio de Janeiro. No restante do dia, sem alertas de tempo severo.