Regiões Sudeste e Centro-Oeste recebem alerta de aumento de chuvas a partir desta quarta-feira: até 250 mm em 5 dias

Chuvas vão se intensificar sobre a região Sudeste e Centro-Oeste ao longo dos próximos dias. Em 5 dias os acumulados podem chegar aos 250 mm.
Janeiro tem sido um mês chuvoso nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Nos últimos 30 dias, as chuvas ultrapassaram os 300 mm acumulados em praticamente todos os Estados dessas regiões, exceto Mato Grosso do Sul e São Paulo - Dois estados onde, por outro lado, a chuva tem sido mais frequente nos últimos dez dias.
Ao longo desta terça-feira (28), as chuvas continuarão atingindo praticamente todo o Sudeste e o Centro-Oeste. As tempestades podem ocasionar cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, enchentes e alagamentos. Em áreas de risco, os altos acumulados dos próximos dias podem ocasionar deslizamentos.

Essa situação ainda tende a piorar a partir desta quarta-feira (29), com o aprofundamento de uma região de baixa pressão (cavado) e a organização dos ventos e da umidade sobre o Brasil.
Chuvas se intensificam a partir de Quarta-Feira
Nesta quarta-feira (29), tempestades podem atingir com intensidade estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso. As tempestades podem ser localmente intensas e causar transtornos conforme mencionado acima.

As condições se mantém ao longo da quinta-feira (30), com altíssima probabilidade de pancadas de chuva em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. As chuvas atingem também o Distrito Federal, podendo causar transtornos em Brasília.
Essas tempestades se formam especialmente durante a tarde e a noite, e continuarão atingindo praticamente todo o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil também ao longo da sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02).

Ao total, até o final do Domingo (02), os acumulados totais de chuva podem chegar a 250 mm especialmente na região Sudeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Isso indica que Janeiro terminará com chuvas muito acima da média na região.
No Centro-Oeste, especialmente em Goiás, Sudoeste do Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul, os acumulados totais ficarão em torno de 100 a 150 mm de chuva até o domingo (02).

Por isso, se você estiver nos estados que serão afetados pelas tempestades, tome as devidas precauções ao longo dos próximos dias para evitar ao máximo possível ser pego pelos transtornos que as chuvas podem causar.
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos. Além disso, não estacione veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas altas, pois também há risco de quedas.
- Durante uma tempestade com raios, evite abrigar-se em construções pequenas como celeiros, tendas, quiosques e locais próximos à árvores, linhas de telefone e energia elétrica. Todos estes locais atraem raios e podem se tornar fatais.
- Se você estiver em casa, tente não utilizar aparelhos conectados à rede elétrica, pois eles podem conduzir a eletricidade e te ferir caso um raio atinja a região. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
- Evite transitar por áreas de risco, como vias próximas a rios que podem ser tomadas por enchentes. Além disso, fique atento à alterações em encostas e áreas de risco para não ser pego por deslizamentos.
- Em caso de emergência, contate o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Defesa Civil (telefone 199).
Para conferir mais atualizações e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município durante os próximos dias, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localidade disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.