Região Sul tem previsão de chuva todos os dias com frente fria no próximo fim de semana; confira
Chuvas vão continuar atingindo o leste de Santa Catarina e do Paraná ao longo de toda a semana. Além disso, no final de semana, uma nova frente fria volta a formar tempestades no Rio Grande do Sul.
- Mais informações: SC sob alerta de chuvas extrema entre esta terça 26 e quarta-feira 27

Nesta terça-feira (26), pancadas de chuva estão se formando sobre o noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também sobre grande parte do Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas de chuvas intensas para esta região.
Nesta quarta-feira (27), a tendência é de que as chuvas diminuam de intensidade. Na maior parte dos municípios no interior do estado, o tempo volta a ficar firme - mas ainda há possibilidade de chuvas nos municípios mais próximos do litoral.

Como é possível observar no mapa acima, as chuvas continuarão atingindo o leste de Santa Catarina e do Paraná - inclusive das capitais, Florianópolis e Curitiba - assim como uma região inteira que abrange desde Joinville (SC) até o extremo sul paulista.
Chuvas fracas e contínuas permanecerão atingindo o leste e a região litorânea de Santa Catarina e do Paraná entre a quarta-feira (27) e o sábado (30) - No entanto, vale notar que os acumulados totais não serão altos e, portanto, essa chuva não deve causar grandes transtornos, embora prejudique o tempo no litoral.
Nova frente fria se formará no final de semana
Essa situação começa a se inverter já na madrugada do próximo domingo (31). Muita nebulosidade volta a se formar em todos os estados da região Sul, inclusive as regiões no interior dos estados que estavam registrando tempo firme e céu aberto.

Na sequência, pancadas de chuva voltam a atingir a região, como pode ser observado na imagem acima. Isso faz com que o primeiro dia de Setembro, a próxima segunda-feira (01) se inicie bastante chuvosa no sul, especialmente ao oeste dos estados e em municípios próximos dias divisas com outros países da América do Sul.
Nos dias seguintes, o sistema se organizará melhor e, já na quarta-feira (3 de setembro), a frente fria deve causar chuvas fortes no Rio Grande do Sul, que será mais uma vez atingido por tempestades severas que podem causar grandes transtornos para a população.

Isso significa que a primeira semana de setembro será marcada pela ocorrência de tempestades fortes no estado gaúcho e também pancadas localizadas nos demais estados da região Sul, que podem ocasionar mais alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em áreas de risco.
Por isso, para não ser pego de surpresa pelo mau tempo ao longo desta e da próxima semana, não deixe de acompanhar as atualizações e as previsões específicas para o seu município.