Quinta-feira será mais um dia sob alerta de calor e de chuvas intensas; confira as regiões de risco
O calor continua em boa parte do centro-sul do Brasil, as temperaturas vão ficar acima de 35°C em diversas áreas do país. Contudo, ainda há riscos de chuvas intensas e tempestades isoladas.
- Mais informações: Quarta-feira está sob onda de calor e chuvas intensas: INMET emite avisos para todas as regiões do Brasil

A última semana de fevereiro tem registrado temperaturas superiores aos 38°C em cidades do Rio Grande do Sul. De acordo com as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), São Gabriel/RS e Campo Bom/RS registraram as maiores temperaturas desta terça-feira (25). Confira as cinco maiores temperaturas registradas ontem (25):
- São Gabriel/RS - 39,4°C
- Cuiabá/MT - 39,0°C
- Campo Bom/RS - 39,0°C
- Rio Pardo/RS - 38,7°C
- São Borja/RS - 38,3°C
Das cinco cidades listadas acima, quatro pertencem ao Rio Grande do Sul, o que dá um panorama de como tem sido muito altas as temperaturas na região nos últimos dias. As máximas devem diminuir nesta nesta quinta-feira (27), mas ainda ficará acima da média climatológica.
Contudo as chances de chuvas intensas também são grandes no interior do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a presença de umidade transportada para essas regiões, vai provocar instabilidade e, consequentemente, haverá o desenvolvimento de nuvens de precipitação.
A seguir mais detalhes de como fica o tempo para esta quinta-feira (27) no Brasil.
Calor segue firme e atuante em grande parte do Brasil
O calor vai continuar em boa parte do país, principalmente na Região Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil. O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que as temperaturas poderão ficar até 7°C acima da média para o mês de fevereiro. As áreas mais atingidas pelo aumento das temperaturas serão o centro de Minas Gerais, centro-oeste de São Paulo, Vale do Paraíba entre São Paulo e Rio de Janeiro.

As máximas chegam aos 35°C na região do oeste do estado de São Paulo, variam entre 31 e 34°C no Triângulo Mineiro, na baixada fluminense a previsão indica temperatura na casa dos 34°C. No interior nordestino as temperaturas também ficam elevadas, a faixa que se estende desde o sul da Bahia ao interior da Paraíba tem previsão de máxima alcançando os 36°C.
O calor dá uma trégua no Sul do Brasil, mas as temperaturas continuam elevadas. Em Alegrete/RS a máxima prevista para esta quinta-feira (27) alcança os 29°C, mesma temperatura para a capital gaúcha. Termômetros na casa dos 28°C em Santa Catarina e no Paraná um pouco mais quente, chegando aos 35°C, em Paranavaí/PR.

A Região Norte já está acostumada com temperaturas mais elevadas. Na porção norte do país o tempo fica abafado e as máximas chegam aos 30°C em Manaus e em Rio Branco, 34°C em Boa Vista e nas demais capitais a temperatura varia entre 27 e 31 °C.
Chuvas intensas e isoladas são previstas para quinta-feira
Apesar do calor, as chances de chuva nesta quinta-feira (27) são elevadas em áreas do Norte, Centro-Oeste e Sul do Brasil. No Sudeste, o tempo firme e estável dificulta a formação de nebulosidade, sobre o Nordeste, a região costeira deverá registrar os maiores volumes pluviométricos do dia para a área.

A manhã será com chuvas isoladas no Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e em algumas áreas do litoral nordestino, inclusive na capital Salvador. Há riscos de chuvas intensas e de tempestades no sul do Tocantins, que poderão vir acompanhadas de fortes rajadas de vento.
No período da tarde, as chuvas se espalham pelo Brasil, e com elas os riscos de tempestades isoladas aumentam. No Sul do país, todo o Rio Grande do Sul se encontra sob alerta amarelo do INMET, devido a possibilidade de chuvas intensas, boa parte de Santa Catarina e leste do Paraná também sob o estado de atenção.

O centro-norte do Brasil ainda será a área mais propensa a fortes instabilidades e a ocorrência de chuvas intensas influenciada pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Alerta laranja para o Mato Grosso, oeste de Goiás, Amazonas e Acre para chuvas de até 100 mm/dia que podem vir acompanhadas de rajadas de ventos que superam os 80 km/h o que ocasiona quedas de energia e árvores.