Quarta-feira está sob onda de calor e chuvas intensas: INMET emite avisos para todas as regiões do Brasil

Onda de calor deixa as temperaturas próximas a 40°C no sul do Brasil. Por outro lado, há riscos de chuvas intensas sobre as outras regiões do país. INMET emite alertas.

    Nuvem de tempestade avança sobre cidade.
    Nuvem de tempestade avança sobre cidade após um dia com altas temperaturas.

    Desde o início da semana uma onda de calor está atingindo boa parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná. Nesta segunda-feira (24), estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registraram temperaturas acima de 37°C. Algumas cidades da Campanha Gaúcha e da região Central do estado atingiram esta marca:

    • Quaraí - 38,1°C
    • Santiago - 38,1°C
    • São Borja - 37,7°C

    Enquanto que na Região Sul, o calor afeta milhares de pessoas, a Região Norte, Centro-Oeste, além de partes do Nordeste e do Sudeste são atingidas pelas chuvas intensas e tempestades. Nas últimas 24 horas cidades do Norte e Nordeste do país registraram volumes de precipitação superiores a 50 mm.

    A previsão indica que o potencial de chuvas intensas e tempestades vão continuar elevadas no Centro-Oeste e Norte do país. Algumas áreas isoladas do Sudeste e Nordeste também apresentam riscos. No Sul, a onda de calor deve continuar nesta quarta-feira (26), com temperaturas que superam os 38°C.

    Ainda para esta quarta-feira (26), INMET emite alertas para todas as regiões do país devido a presença das altas temperaturas e da possibilidade de chuvas intensas e tempestades.

    Alertas de chuva intensa e onda de calor emitidos pelo INMET.
    Alertas de chuva intensa e onda de calor emitidos pelo INMET.

    Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Amapá Tocantins, Maranhão Piauí e Ceará se encontram sob o alerta de chuvas intensas. Enquanto que o Rio Grande do Sul se encontra sob o alerta da onda de calor.

    A seguir a previsão do tempo com mais detalhes para esta quarta-feira (26).

    Potencial para chuvas intensas aumentam nesta quarta-feira

    Outro dia com as características do verão, com calor em boa parte do país pela manhã e grande potencial de chuvas intensas no período da tarde e durante a noite. O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica áreas de instabilidade logo pela manhã de quarta-feira (26) sobre o sul do Mato Grosso do Sul, norte de Goiás, uma pequena parte do Tocantins, Rondônia e em áreas espalhadas pelo Amazonas.

    Previsão de precipitação para a tarde de quarta-feira (26), segundo o modelo ECMWF.
    Previsão de precipitação para a tarde de quarta-feira (26), segundo o modelo ECMWF.

    Logo após as 12 horas o tempo já começa a mudar, a instabilidade aumenta e, consequentemente, a nebulosidade, o que deixa o tempo fechado. As chuvas vão se espalhar pelo centro-norte do país, com pancadas isoladas sobre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e de maneira mais uniforme em áreas do interior dos estados da Região Norte.

    No Sudeste e Nordeste as chuvas vão permanecer de forma isolada e em sua grande maioria em baixos volumes. Os riscos de chuvas intensas ficam por conta do Maranhão, no restante das áreas não estão descartadas a ocorrência de temporais, contudo, as chances são menores.

    Mapa de densidade de raios para a tarde desta quarta-feira (26), pelo modelo ECMWF.
    Mapa de densidade de raios para a tarde desta quarta-feira (26), pelo modelo ECMWF.

    Sobre o Sul do Brasil, o modelo indica a presença de chuvas com intensidade que varia de moderada a forte no Rio Grande do Sul e centro-oeste de Santa Catarina e em alguns pontos do Paraná. As chuvas poderão vir acompanhadas de rajadas de vento e também de trovoadas. Moradores de Santa Maria/RS, Pelotas/RS, Concórdia/SC e Caçador/SC devem ficar atentos a mudanças repentinas no tempo.

    INMET emite alerta de onda de calor para Região Sul

    O INMET emitiu alerta amarelo para onda de calor que atinge a Região Sul do país ao longo desta semana. As temperaturas se encontram 5°C e até mesmo 6°C acima da média climatológica para este período.

    Para esta quarta-feira (26), o cenário não será diferente, o calor já será sentido pela manhã com temperaturas chegando aos 30°C em grande parte do Rio Grande do Sul, inclusive na capital Porto Alegre. Durante a tarde, apesar do enorme potencial de chuvas intensas, as temperaturas superam os 38°C na faixa entre Uruguaiana/RS e a capital gaúcha.

    Previsão de temperatura máxima para a tarde de quarta-feira (26).
    Previsão de temperatura máxima para a tarde de quarta-feira (26).

    Porém não é somente no Sul do Brasil que as temperaturas ficam elevadas, áreas do Sudeste e Centro-Oeste, cidades do Triângulo Mineiro, Oeste de São Paulo e o interior nordestino tem previsão de temperatura máxima chegando e superando os 35°C. Com estas temperaturas é muito importante manter a hidratação, pois a umidade relativa do ar também estará próxima do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).