Próxima semana com retorno das chuvas no Sul e de potencial para ZCAS

A partir do início da próxima semana, as chuvas voltam a ocorrer em toda a Região Sul e também ocorrem em toda a Região Norte, Centro-Oeste e boa parte do Sudeste. A terceira semana de novembro promete ser uma das mais chuvosas do ano.

chuva; zcas
Uma semana chuvosa é aguardada para a próxima semana. Chuvas volumosas atingem o Sul e, principalmente, o Centro-Oeste e o Sudeste.

Desde o início de outubro, as chuvas vêm ocorrendo em todas as regiões do país, concentrada em primeiro momento no centro-sul e posteriormente se deslocando mais para a Região Nordeste neste mês de novembro, não deixando de cair de forma volumosa nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. 

De fato, o período úmido iniciou de forma excepcional, com volumes acima da média em todas as regiões no mês de outubro. Em novembro, até o momento, as chuvas já superaram em até mais de 100 mm o acumulado médio mensal no centro-norte e há expectativa de mais chuva.

precipitação
Anomalia de precipitação do ano de 2021 para o mês de outubro e até o dia 09 para novembro.

No centro-sul, a próxima semana pode contribuir em muito para o atingimento da média, principalmente entre os estados de São Paulo, do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e de Goiás.

O principal fator que favorece o deslocamento da precipitação

Há vários fatores que vêm influenciando e contribuindo para este início de período úmido chuvoso: um oceano Atlântico Sul mais aquecido na porção centro-norte, principalmente na Região Nordeste e uma Oscilação de Madden-Julian atuando em neutralidade e em fases favoráveis à convecção no centro-norte do país.

No entanto, é a Oscilação Antártica que está definindo onde a umidade deve se concentrar. Quando positiva, ajuda a concentrar a umidade mais para o centro-norte e, quando negativa, mais para o centro-sul.

A projeção aponta para um tendência negativa dentro de valores positivos, proporcionando um deslocamento da umidade mais para sul e favorecendo o locacional da precipitação mais volumosa sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Essa mesma tendência, contribui para a incursão de sistemas frontais e a atuação de cavados no centro-sul, aumentando a probabilidade de chuva também para a Região Sul.

O que esperar para a próxima semana? Há potencial para ZCAS?

De domingo (14) para segunda-feira (15), uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e, juntamente com a influência de uma baixa pressão no Paraguai, instabilidades se formam e se espalham até meados da semana pelo Centro-Oeste, Região Sul e Sudeste, com chuvas também ocorrendo na Região Norte. Até a sexta-feira (19), a precipitação diminui nos estados do Sul e se mantém desde o Norte até o Sudeste.

Até o momento o acumulado da semana fica entre 50 e 75 mm na Região Sul. Na Região Norte os volumes ficam em torno de 100 mm e, no Centro-Oeste e no Sudeste, podem passar dos 200 mm, especialmente, entre o norte de São Paulo, o norte e oeste do Mato Grosso do Sul, a região do Triângulo Mineiro, o sul de Goiás e o sudeste do Mato Grosso.

Este evento pode sim tratar-se de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), uma vez que, em alto níveis da atmosfera, há a atuação da Alta da Bolívia (AB) e do Vórtice Ciclônico (VCAN) no Nordeste, ou Cavado do Nordeste, além da manutenção de uma região de cavado no Sudeste no níveis mais baixos.