Primeira onda de calor de 2026 traz mais de 40°C ao Sul do Brasil; veja a previsão
Ao longo dos próximos dias, previsões indicam uma tendência de aumento das temperaturas na região Sul, que pode resultar em um calor extremo especialmente sobre o estado gaúcho, junto à ausência de nebulosidade e chuva.
- Mais informações: Semana começa sob alerta laranja em 16 estados

Previsões indicam que existe uma tendência de redução significativa das chuvas ao longo desta semana, acompanhada de um rápido aumento das temperaturas. Isso trará um clima marcado pelo calor intenso e tempo seco para os estados da região Sul do Brasil.
Após a passagem de chuvas intensas nos últimos dias, o tempo volta, gradualmente, a ficar mais firme. Até a quarta-feira (3), pancadas de chuva localizadas ainda podem atingir alguns estados, se concentrando especialmente sobre o extremo leste do Paraná e de Santa Catarina.

No entanto, o tempo no Rio Grande do Sul já está predominantemente firme e, a partir de quinta-feira (5), as chuvas também perdem sua intensidade sobre Santa Catarina e Paraná, fazendo com que o tempo até o final de semana se torne aberto, ensolarado e seco em toda a região sul.

Com a redução da nebulosidade, a ausência de massas de ar frio e o aumento da radiação solar sobre a região, a tendência é de um aumento das temperaturas - que já será sentido no Rio Grande do Sul nos próximos dias e também atingirá Santa Catarina e Paraná no final da semana.
Onda de calor traz temperaturas acima dos 40°C
Já nesta quarta-feira (4), previsões indicam que as temperaturas no Rio Grande do Sul estarão chegando a 40°C, especialmente nos municípios mais próximos do Uruguai e da Argentina. Essas temperaturas tendem a aumentar ainda mais, chegando a até 44°C na sexta-feira (6).

Como é possível observar na imagem acima, as temperaturas máximas nesta segunda-feira (2) vão girar em torno dos 36°C, já representando um calor bastante expressivo. No entanto, conforme os dias passam, o calor se intensificará.
Na sexta-feira (6), as temperaturas em grande parte do Rio Grande do Sul estarão excedendo os 40°C, chegando a até 44°C em alguns municípios pontuais. Enquanto isso, no Paraná e em Santa Catarina as temperaturas atingem 39°C em diversos municípios, podendo chegar a até 40°C também em municípios pontuais.

Índices como o Extreme Forecast Index (EFI) do modelo ECMWF sugerem que o pico do calor ocorrerá na sexta-feira (6), quando as maiores temperaturas devem ser registradas na região Sul. Neste dia, há possibilidade alta de condições meteorológicas muito incomuns ou extremas, como é possível observar na imagem acima.
Ao total, esse aquecimento severo originará a primeira onda de calor expressiva de 2026 - ao total, cerca de 5 dias permanecerão com as temperaturas acima da média, marcando o clima da semana como mais quente do que o normal.

Como podemos observar na imagem acima, as anomalias de temperatura ao longo desta semana indicam que o calor será mais expressivo no sudoeste do Rio Grande do Sul, com destaque também para o oeste de Santa Catarina e do Paraná.
Após o calor extremo, uma mudança será sentida já no domingo (8). O avanço de uma massa de ar frio e a formação de nebulosidade mais intensa, junto a chuvas fracas, serão capazes de trazer um alívio para o calor, fazendo as temperaturas caírem novamente sobre a região Sul.