São Paulo capital ainda está sob risco de inundações até pelo menos a quarta, 4; veja o alerta
A capital paulista continua com previsão de chuvas fortes e persistentes até meados desta semana, o que aumenta o potencial para transtornos como alagamentos, inundações e enxurradas. Saiba mais aqui.

Até meados desta semana, o estado de São Paulo vai continuar em alerta para chuvas fortes e persistentes, e tempestades que podem vir acompanhadas por raios, rajadas de vento moderadas e possibilidade de queda de granizo de maneira pontual.
O risco é maior entre a terça (3) e a quarta-feira (4), quando um novo ciclone se forma próximo à costa do Sudeste, influenciando as condições do tempo no estado. Mas além disso, também tem-se um fluxo atmosférico trazendo umidade das latitudes mais baixas para a região de São Paulo, o que contribui para a formação de instabilidades no estado.
De fato, chuvas fortes e tempestades já vêm ocorrendo no município de São Paulo nos últimos dias, causando vários problemas, como por exemplo, neste domingo (1º de fevereiro), quando um temporal atingiu a capital paulista, alagando ruas e água invadindo casas, como mostra o vídeo abaixo. Na manhã desta segunda-feira (2), ainda havia cerca de 13.700 imóveis sem energia elétrica no município, segundo a ENEL.
Fortes chuvas provocaram alagamentos e transtornos na cidade de SP neste domingo (1º). A Rodovia Régis Bittencourt foi bloqueada no sentido São Paulo. De acordo com a Enel, 114 mil imóveis estão sem energia na região metropolitana.
— GloboNews (@GloboNews) February 1, 2026
️ Assista à #GloboNews: pic.twitter.com/NB3K1IagE2
E como o solo já se encontra saturado devido às chuvas registradas nos últimos dias, o risco de transtornos aumenta potencialmente ao longo desta semana em diversas áreas da região, incluindo a capital paulista, onde podem ocorrer alagamentos, inundações e enxurradas.
Acompanhe abaixo mais detalhes da previsão do tempo para a cidade de São Paulo.
Capital paulista continua em alerta para transtornos nesta semana
A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) está em alerta para chuvas intensas e tempestades isoladas ao longo desta semana. Pelas manhãs podem ocorrer chuvas fracas, e durante as tardes chuvas mais fortes e abrangentes em toda a região, com risco de pancadas isoladas e trovoadas.
Na capital paulista, a terça-feira (3) começará com céu encoberto e possibilidade de garoa pela manhã. Durante a tarde o Sol aparece, mas ocorrem pancadas de chuva forte e trovoadas entre a tarde e início da noite. Ao longo da noite, o tempo volta a ficar estável mas com bastante nebulosidade. São esperados em torno de 13 mm ao longo do dia.

A quarta-feira (4) será de Sol com algumas nuvens no município de São Paulo. Chove rápido entre o fim da manhã e início da noite, e esta chuva pode, por momentos, ocorrer de forma mais intensa. O acumulado ao longo do dia ficará em torno dos 9 mm.
Na quinta-feira (5) as condições serão semelhantes na capital paulista, com garoa pela manhã e chuvas contínuas a partir da tarde, de até moderada intensidade e com chances de pancadas isoladas. À noite, chuvas fracas e céu nublado. Acumulados em torno dos 8 mm.

Na sexta-feira (6), o dia começa com bastante nebulosidade e tempo firme. Durante a tarde, teremos ainda muitas nuvens mas presença de Sol também na capital. São esperadas pancadas de chuva à tarde e à noite. O volume de chuva será menor, em torno dos 3 mm.
E atenção: a capital paulista ainda estará em alerta para transtornos à população nesses próximos dias!
A RMSP também está em alerta para acumulados de chuva significativos ao longo desta semana. Os volumes totais (em mm) até a noite (21h) de sexta-feira (6) se aproximam dos 70 mm na sub-região de Guararema e dos 90 mm na sub-região de Juquitiba, conforme pode ser visto no mapa abaixo.

Na capital paulista, serão registrados em torno de 46 milímetros até a noite de sexta-feira (6).
Nos casos de condições adversas, as recomendações à população são:
- Evitar áreas sujeitas a alagamentos e enxurradas;
- Não atravessar vias inundadas;
- Buscar abrigo em local seguro durante temporais, mantendo distância de árvores, postes e estruturas metálicas;
- Em áreas de encosta, é importante observar sinais de deslizamento, como rachaduras no solo, nas paredes dos imóveis e inclinação de árvores ou postes;
Então, fique atento aos sinais, especialmente em áreas mais vulneráveis e que já estão sendo afetadas por chuvas intensas nos últimos dias.