Clima seco será duradouro em quase todo o Brasil: quando as chuvas devem voltar ao centro-sul do país?

Previsões climáticas mostram que o mês de Julho será bastante seco, com pouquíssima chuva na maior parte do Brasil. No entanto, as previsões também já estão indicando quando as chuvas podem retornar.

Padrão seco será duradouro em todo o Brasil
O mês de Julho será bastante seco, com pouquíssima chuva no Brasil, mas previsões já estão indicando que as chuvas podem retornar no mês de Agosto.

Com a entrada de Julho, temos observado duas tendências climáticas no Brasil que mostram um grande contraste com a situação que estava sendo registrada em Junho - quando houve mais chuva do que o normal, com tempestades torrenciais se formando no Rio Grande do Sul.

  • Primeiro, o frio extremo deixou de existir e as temperaturas estão, gradualmente, voltando a subir no centro-sul do país, embora as mínimas, durante a manhã, ainda atinjam regularmente valores abaixo dos 10°C no Sul e no Sudeste;
  • Segundo, as chuvas estão se tornando mais escassas e o tempo está ficando mais seco na maior parte do Brasil, com predomínio de céu aberto e pouca nebulosidade.

Este é um padrão climático típico do inverno no país, quando temperaturas mais amenas são registradas e há pouca formação de chuva na maior parte do território brasileiro. E as previsões indicam, agora, que o tempo seco pode se mostrar duradouro.

Chuvas podem demorar para retornar ao Brasil

Como reflexo do tempo seco, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos para grande parte da porção central do país, onde há risco de umidades relativas muito baixas. Previsões indicam que os valores podem chegar a até 17%, o que traz grandes riscos de impulsionar incêndios florestais e agravar problemas de saúde.

Previsão de umidade relativa mínima na quinta-feira durante a tarde.
Previsão de umidade relativa mínima na quinta-feira durante a tarde mostra que, em toda a porção central do país, a baixa umidade pode impulsionar incêndios florestais e agravar problemas de saúde.

E de fato, tudo indica que este padrão de tempo seco, pouca chuva e baixa umidade relativa irá continuar ao longo de todo o mês de Julho.

Previsões climáticas do modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, mostram que há previsão de acumulados de chuva abaixo do normal ao longo de todo o mês no Brasil, como é possível observar na figura abaixo.

A exceção é o Nordeste e o extremo Norte do país, onde a circulação de ventos e umidade do oceano Atlântico Equatorial influenciam e auxiliam na formação de chuvas. Fora isso, a tendência é de tempo mais firme, ensolarado e seco no restante do país, o que se reflete na previsão de acumulados de chuva totais abaixo da média.

Previsão de anomalias de chuva do ECMWF para as próximas duas semanas
Previsão de anomalias de chuva do ECMWF para as próximas duas semanas mostra o padrão de tempo seco e pouca chuva sobre o país, que deve permanecer até o final de Julho.

Existe uma série de sistemas meteorológicos que estarão auxiliando na manutenção desse padrão climático no país em Julho:

  • O primeiro é a Oscilação Antártica (AAO), um fenômeno climático que está, atualmente, desfavorecendo a atuação de sistemas de precipitação no centro-sul do país;
  • E o segundo é a Oscilação de Madden-Julian (MJO), que está trazendo uma situação desfavorável à formação de chuvas no centro-norte do país, como podemos observar abaixo:
Previsão da Oscilação de Madden-Julian de acordo com modelos dinâmicos.
Previsão da Oscilação de Madden-Julian de acordo com modelos dinâmicos (CFSv2) para as próximas semanas mostra que existe uma tendência a redução das chuvas no centro-norte do país.

Com isso, a conclusão é de que o padrão de clima seco será duradouro em todo o país ao longo do restante do mês de Julho. No entanto, previsões indicam que este padrão pode mudar já em agosto, com um retorno das chuvas para o país.

Chuvas podem retornar em Agosto

Embora tudo indique de Julho seja um mês seco, previsões indicam que tanto a fase da AAO quanto da MJO podem mudar ao longo da última semana do mês. Com isso, Agosto se iniciará com condições mais benéficas para o avanço de frentes frias e outros sistemas capazes de formar chuvas no Brasil.

Previsão de anomalia de precipitação média mensal para Agosto de 2025.
Previsão de anomalia de precipitação média mensal para Agosto de 2025 mostra que há condições para formação de volumes de chuva dentro ou acima da média na maior parte do Brasil.

Como é possível observar na figura acima, tudo indica que, em agosto, as chuvas retornarão de maneira mais pronunciada para boa parte da região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Enquanto isso, o extremo norte do país e parte do nordeste podem registrar chuvas abaixo da média - o que sinaliza uma inversão da situação que será observada em Julho.

Por tanto, a conclusão é de que o clima no Brasil permanecerá mais seco do que o normal ao longo do mês de Julho, com pouca ou nenhuma incidência de chuva em diversos municípios do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. No entanto, este padrão pode mudar entre a última semana do mês e o início de Agosto, quando o padrão climático se inverte e chuvas voltam a ocorrer com maior frequência no Brasil.

Vale lembrar que, como as previsões de longo representam tendências regionais, elas podem mudar especialmente em escala local, de município para município. Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações e as previsões específicas para sua cidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.