Outono chega com tempo severo: frente fria intensa traz muita chuva e queda brusca nas temperaturas no Sul e Sudeste

O outono começa nesta semana já com mudanças bruscas no tempo no Sul e no Sudeste. O alerta é o avanço de uma frente fria que vai gerar muita chuva e queda acentuada nas temperaturas.

frente fria e chuvas intensas
Intensa frente fria avança até o Sudeste e deixa alertas de chuvas intensas e de tempestades severas. Massa de ar frio também é destaque no fim desta semana.

O outono vai começar nesta quarta-feira (20) às 00h06min pelo horário de Brasília no Hemisfério Sul. A estação marcada por um período de transição do clima mais úmido e quente para o mais seco e frio já deve começar com mudanças bruscas no tempo em partes do Brasil.

Projeções do modelo europeu ECMWF apostam em um outono mais quente que o normal, com desvios de até 2°C na maior parte do território brasileiro. O período tende a ser mais úmido que o normal apenas na faixa norte do país.

Apesar dessa projeção de chuvas dentro ou até mesmo abaixo da média na maior parte do país, em especial sobre o centro-sul, durante o outono, não significa que eventos extremos de chuva não possam acontecer. Por exemplo, os primeiros dias da estação já nesta semana, serão marcados pelo avanço de uma intensa frente fria que vai gerar altos acumulados de precipitação e uma queda acentuada de temperatura.

Alerta de tempo severo no Sul e Sudeste

A semana começou com tempo instável e possibilidade de chuvas rápidas em boa parte do centro-sul do país, um cenário que vai marcar o finalzinho do verão deste ano. Aliás, até a noite da terça-feira (19), cerca de 50 milímetros podem ser registrados na faixa oeste da região Sul, desde o Rio Grande do Sul, Santa Catarina até pontos do Paraná.

Fora isso, volumes elevados também podem atingir partes do Sudeste devido ao avanço das instabilidades. Volumes em torno de 50 milímetros também são esperados no leste de São Paulo, em partes do Rio de Janeiro e da metade sul de Minas Gerais. Serão as últimas pancadas de verão em meio às altas temperaturas que servem como combustível para os temporais.

O maior destaque desta semana é a chegada do outono na quarta-feira (20) e as mudanças bruscas no tempo que podem acontecer com o avanço de uma intensa frente fria. O sistema pode gerar volumes acima dos 300 milímetros no Rio de Janeiro.

Uma intensa frente fria vai se formar através de duas áreas de baixa pressão atmosférica. O sistema que dessa vez vai chegar de maneira organizada ao Sul do Brasil, pode gerar altos volumes de precipitação, além de tempestades com ventos, trovoadas, raios e granizo. Na quarta-feira (20), o sistema pode provocar muitos danos em várias províncias no Uruguai e à noite chega até a fronteira com o estado gaúcho.

Na quinta-feira (21) é que de fato essa frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, a qual pode gerar tempo severo e transtornos desde o extremo sul gaúcho até a fronteira oeste durante a madrugada e primeiras horas da manhã. Não vai demorar muito para que a frente fria chegue até o norte do estado, deixando a capital Porto Alegre em alerta.

chuva
O maior volume de chuva esperado até o sábado (23) à noite com a passagem da intensa frente fria é de 330 milímetros em partes do Rio de Janeiro. Existe alerta máximo para estragos e desastres relacionados a enchentes e deslizamentos de terra.

Ao que tudo indica, essa frente fria vai avançar de maneira bem rápida pela região Sul e pode provocar temporais e chuva volumosa também em Santa Catarina e no Paraná. Até a noite da quinta-feira, a tendência é que a essa frente fria já alcance os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Na sexta-feira (22) a frente fria continua seu trajeto e a tendência é de chuvas mais abrangentes, intensas e fortes sobre o Sudeste. Aliás, terá muita umidade concentrada e uma atmosfera que antes estava muito quente, isso será a combinação perfeita para o grande problema que pode acontecer.

Existe um alto potencial para grandes estragos, prejuízos e até mesmo desastres no Sudeste com o avanço da intensa frente fria. Volumes acima dos 300 milímetros podem ser registrados no Rio de Janeiro. O litoral norte de São Paulo e a zona da mata mineira também ficam em alerta máximo.

A tendência é que volumes extremamente elevados atinjam o Sudeste até a noite de sábado (23) com o avanço da frente fria. Os maiores acumulados ficarão concentrados nas áreas costeiras, mas é importante ressaltar também o alto potencial para transtornos no interior paulista e na metade sul de Minas, o que inclui cidades do Triângulo Mineiro.

Queda acentuada da temperatura

Conforme essa frente fria for avançando, uma trégua do calor intenso deve ser registrada em partes do centro-sul do país. Como as mudanças no tempo vão começar pelo Rio Grande do Sul já entre a noite da quarta e a manhã da quinta-feira, a temperatura vai cair primeiro por lá devido a chegada de uma massa de ar frio.

Porém, a tendência é que essa massa de ar frio avance também pelos demais estados que serão impactos por essa frente fria até o final de semana. Conforme a mudança no tempo, maior presença de nuvens e chuva, e principalmente a mudança na direção dos ventos, vem a queda acentuada na temperatura que pode ser de até 10°C entre um dia e outro.

temperatura
Mapas mostram a queda acentuada de 10°C na temperatura máxima em São Paulo entre a quinta-feira (21) antes da chegada da frente fria e a sexta-feira (22) após a passagem da frente fria.

Por exemplo, na quinta-feira são esperadas temperaturas máximas de 30°C em São Paulo e 37°C no Rio de Janeiro. Na sexta-feira vem a queda brusca após a passagem da frente fria. Máxima de 23°C na capital paulista e 27°C na capital fluminense.

Vale ressaltar, entretanto, que essa ainda não será a primeira onda de frio intensa do outono, as mínimas esperadas na serra gaúcha e na serra catarinense são de 9°C, ou seja, possibilidade zero para ocorrência das primeiras geadas.