Onda de Frio chega ao Nordeste: verdade ou mentira?

A passagem do ciclone subtropical Yakecan e a entrada de uma intensa massa de ar frio está formando neve e geada em diversos Estados. Será que o fenômeno chegará até o Nordeste?

O ciclone subtropical Yakecan e uma intensa massa de ar frio estão formando neve e geada no centro-sul brasileiro. Será que o frio chega no Nordeste?

O ciclone subtropical Yakecan já está impactando boa parte do centro-sul do Brasil. A massa de ar frio que está entrando no país já formou chuva congelante e neve em estados do Sul nos últimos dias. Rajadas de vento intensas estão sendo registradas, e há risco de geada abrangente ao longo de toda a semana.

A ocorrência de neve foi registrada esta terça-feira no planalto de Santa Catarina, enquanto precipitação invernal (chuva congelada) foi registrada no Rio Grande do Sul.

As temperaturas mínimas registradas durante a última madrugada atingiram valores inferiores a 4°C em boa parte das serras e planaltos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e até mesmo em regiões mais elevadas ao sul de São Paulo. Nos próximos dias, há potencial para geada em todo o Sul, São Paulo, parte de Minas Gerais, extremo oeste do Rio de Janeiro e sul do Mato Grosso do Sul.

Com o avanço desta potente massa de ar polar, muito tem sido dito sobre seu alcance, e a possibilidade de que a onda de frio atinja até mesmo o Nordeste. Mas será que essa informação é verdadeira?

A onda de frio atingirá o Nordeste?

Sim, a informação é verdadeira e a massa de ar frio chegará até a Bahia, onde há um alerta em vigência para queda de temperatura. O declínio no centro-sul do Estado deve ocorrer a partir de sexta-feira (20) e fará as temperaturas médias baianas baixarem de 3 a 5°C.

Mapa de temperaturas mínimas na madrugada desta sexta-feira (20) mostra que as temperaturas podem ficar mais amenas no sul da Bahia, mas não avançarão de maneira profunda no Nordeste.

É mentira, no entanto, que há possibilidade de geada, neve ou qualquer tipo de precipitação invernal no Nordeste. As temperaturas ficarão mais amenas, mas não cairão o suficiente para formar qualquer tipo de fenômeno extremo no Estado.

As temperaturas mínimas (registradas durante a madrugada) podem chegar a valores próximos dos 10°C no centro-sul baiano, mas não há risco de valores mais baixos nem precipitação invernal.

O mesmo também vale para o Norte e para o Centro-Oeste - Com exceção do Mato Grosso do Sul, onde há possibilidade de geada nos próximos dias, nenhum Estado apresentará qualquer tipo de precipitação invernal. A temperatura apenas se tornará mais amena nos locais atingidos pela massa de ar frio.

Na dúvida, não deixe de acompanhar os alertas, notícias e a previsão do tempo específica para a sua cidade aqui no site da Tempo.com.