Onda de calor assola o Sul do Brasil com temperaturas próximas aos 40ºC. INMET emite aviso de risco à saúde

O território gaúcho vem sofrendo com o calor intenso há pelo menos uma semana. Previsões indicam que a onda de calor se estenderá até a semana que vem, atingindo também Santa Catarina e Paraná.

O calor no Rio Grande do Sul segue intenso já a uma semana, com temperaturas chegando próximas dos 40ºC durante vários dias. Nesta terça-feira (06), os municípios de Uruguaiana e São Borja registraram temperaturas de 37,7ºC e 37,9ºC respectivamente, enquanto em Quaraí os termômetros chegaram a 39ºC.

Este calor é impulsionado por uma massa de ar quente que segue posicionada sobre grande parte da América do Sul, e que tem feito as temperaturas aumentarem em outros países também, como a Argentina e o Uruguai. De acordo com as últimas previsões, o calor ainda persistirá por muito tempo.

O calor pode piorar e vai durar pelo menos mais uma semana

Previsões indicam que, ao longo dos próximos dias, as temperaturas continuarão aumentando, atingindo não só o restante do Estado gaúcho como também outros Estados, como Santa Catarina e Paraná.

No Rio Grande do Sul, as temperaturas máximas, registradas durante a tarde, podem chegar perto dos 40ºC e, ocasionalmente, até mesmo ultrapassar esse valor. Em Santa Catarina e no Paraná, as temperaturas máximas permanecerão em patamares mais baixos, mas ainda assim acima dos 30ºC , causando desconforto na população.

Durante este período mais quente, é recomendado que se beba bastante líquidos, evite desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia (especialmente no início da tarde), use roupas frescas e passe protetor solar.

Graças ao fato de que as temperaturas permanecem pelo menos 5ºC acima da média durante vários dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de onda de calor com leve risco à saúde para praticamente toda a região Sul, que se estendem pelo menos até o sábado (10).

Previsão de temperaturas máximas para a sexta (06).
Previsão de temperaturas máximas para a sexta (06) mostra que os termômetros ficam acima dos 35ºC em praticamente toda a região Sul, com os maiores picos no Rio Grande do Sul.

No entanto, o tempo não permanecerá completamente seco, aberto e ensolarado. O calor excessivo também torna a atmosfera instável, causando a formação de nuvens e até mesmo pancadas de chuva rápidas e isoladas que podem, temporariamente, trazer um alívio para a onda de calor.

Ainda assim, não há previsão de chuvas generalizadas e a maior parte dos municípios devem continuar secos e sem registros significativos de chuva.

Onda de calor pode se romper devido ao avanço de uma frente fria na semana que vem

A situação se mantém até pelo menos a semana que vem. Na segunda-feira (12), uma frente fria se forma na altura do Uruguai e começa a avançar pelo Rio Grande do Sul, trazendo tempestades severas mas também um merecido alívio para a onda de calor que assola a região.

Previsão de chuva e nebulosidade na segunda-feira (12).
Previsão de chuva e nebulosidade na segunda-feira (12) mostra uma frente fria avançando pelo Rio Grande do Sul, que pode causar tempo severo e, na sequência, uma queda nas temperaturas.

Ao longo dos dias seguintes, entre a terça-feira (13) e a quarta-feira (14), a frente avança também por Santa Catarina e Paraná, novamente trazendo pancadas severas de chuva e, na sequência, uma queda nas temperaturas. Não há previsão de frio intenso, mas os termômetros voltarão para valores próximos da média climatológica até o fim da semana que vem.

Para conferir exatamente como o tempo estará na sua cidade durante o próximo fim de semana, não deixe de conferir a previsão completa para a sua localização aqui no site da Meteored | Tempo.com.