O último dia de agosto será marcado por calor de 40°C, tempestades e chuvas intensas; confira a previsão

Agosto vai terminar com tudo. Ciclone, tempestades, calor de 40°C, chuvas intensas de norte a sul. Confira os detalhes da previsão do tempo.

O último dia de agosto terá várias influências no Brasil de norte a sul. Um ciclone começa a se formar entre o Uruguai e a Argentina, o que afeta a Região Sul através do risco de tempestades.

Esse mesmo sistema, por estar mais ao sul, contribui para o escoamento dos ventos de norte, que transportam o ar mais quente para o centro-sul. No Brasil Central, as temperaturas podem chegar aos 40°C.

Por outro lado, uma massa de ar frio no oceano, continua favorecendo o transporte de ar frio e de umidade para a porção leste do Brasil, provocando chuva em parte do leste das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além das temperaturas mais amenas.

Os alertas deste domingo, 31 de agosto, ficam para o risco de tempestades no Sul, para calor e baixa umidade no Brasil Central.

A seguir trazemos os detalhes e os alertas da previsão do tempo para o dia 31 de agosto.

Domingo de muito calor, chuvas intensas e risco de tempestades

A formação de uma baixa pressão sobre a Argentina, que dará origem a um ciclone extratropical, vai contribuir para a formação de instabilidades no Sul do Brasil ao longo deste domingo (31), com possibilidade de tempestades pontuais. Chuvas mais intensas também são previstas para a Região Norte e acontecem de forma mais abrangente.

Na Região Sul, as instabilidades começam a se formar entre o fim da manhã e o início da tarde, atuando entre o Oeste e as Missões no Rio Grande do Sul por volta do meio da tarde, levando risco de tempestades intensas. No extremo oeste do Paraná, na região próxima a Cidade do Leste, há alerta de tempestades por volta do fim da tarde.

Importante ressaltar que nas áreas do leste do Paraná e de Santa Catarina, principalmente na porção de Florianópolis até Curitiba, os ventos de leste vão contribuir para o tempo mais fechado e com chuva fraca ou chuvisco a partir do fim da manhã.

Na Região Norte, há alertas sem gravidade, somente para o risco pontual de pancadas de chuva de até forte intensidade e de chuvas intensas a partir da tarde em Rondônia, Acre, oeste e centro-norte do Amazonas e no sul de Roraima.

Ainda sobre as chuvas, o leste do Nordeste pode registrar chuvas intensas pela manhã na região de Salvador e nas áreas ao sul da capital baiana, e entre Maceió e Natal. O potencial de precipitação se estende até o início da tarde, mas diminui bastante no restante do dia, com predomínio de sol.

previsão do tempo
Temperaturas máximas previstas para o domingo, 31 de agosto.

A Região Sudeste, não possui grandes destaques pelos alertas. O tempo firme e quente predomina no interior, com máximas atingindo os 30 e 32°C. Os ventos de leste contribuem para as temperaturas mais amenas no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no sul de Minas Gerais. Além disso, há possibilidade de chuva fraca e pontual nessas áreas por volta do meio da tarde, mas nada que prejudique as atividades ao ar livre.

previsão do tempo
Umidade relativa do ar mínima para o domingo, 31 de agosto.

No Centro-Oeste, será um dia típico de estação seca e início de primavera. O tempo firme com quase nada de formação de nuvens predomina nos três estados. Há alerta de baixa umidade de temperaturas de até 40°C, que atingem o estado do Mato Grosso. No Mato Grosso do Sul, as temperaturas máximas ficam em 35°C e, em Goiás, entre 30 e 34°C.