O tempo no Nordeste do Brasil: chuvas muito irregulares e temperaturas elevadas nos próximos 10 dias

Atuação da ZCIT vai favorecer a formação de chuvas nesta semana no Nordeste, mas o forte calor predominará no interior da região. Mas o padrão deve mudar no decorrer do mês! Confira!

Chuvas no Nordeste
Mapa de precipitação acumulada mostra atuação da ZCIT pelo menos até a noite de sexta-feira (15).

De um lado nós temos uma onda de calor se aproximando, e do outro lado temos um cenário instável e favorável para chuvas. Basicamente essa será a tendência para esta semana no Brasil, onda de calor no centro-sul e chuvas no extremo norte do país. A atuação da ZCIT continua provocando altas concentrações de umidade no litoral do Nordeste até o final desta semana.

Mais uma semana de instabilidades de muito calor no Nordeste

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está bem configurada sobre a faixa norte do Brasil e tem gerado altos acumulados nas últimas semanas. E tal cenário favorável a chuvas deverá permanecer nesta semana. Por outro lado, no interior da região, a previsão é de baixos acumulados de chuva e altas temperaturas, podendo chegar perto dos 40°C entre a divisa da Bahia e Pernambuco.

Na terça-feira (12), as chuvas devem ganhar força no início da tarde devido a junção da disponibilidade de umidade e calor na atmosfera, desde o litoral do Maranhão até o Ceará, e entre o litoral da Paraíba e Alagoas.

Chuva
Mapa de chuva na tarde de terça-feira (12).

Entre a noite de terça e a madrugada de quarta-feira (13), as chuvas se concentram no litoral leste do Nordeste e pontualmente no interior dos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco. No decorrer da manhã de quarta-feira, as instabilidades ficam centralizadas sobre o litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba, Recife e Maceió.

Chuva
Mapa de chuva na manhã de quarta-feira (13).

Para a porção do interior da região, não há previsão de altos acumulados de chuva, pelo contrário, as temperaturas podem beirar os 40°C no período da tarde. As instabilidades seguem para a porção interiorana da região, mas tendem a se dispersar ao longo da tarde e início da noite, não sendo suficiente para amenizar o calor no interior.

Altas temperaturas
Temperatura máxima pode chegar a 37°C, quase 40°C, no interior do Nordeste na tarde de quarta-feira (13).

A partir de quinta-feira (14), são esperadas pancadas de chuvas desde do litoral do Rio Grande do Norte até Alagoas, principalmente no período da manhã. A partir da tarde, o potencial para precipitação ganha força no litoral norte da região, entre o litoral do Maranhão, Piauí e Ceará, com possibilidade de avançar até o interior do Nordeste. Caso este cenário se confirme, as temperaturas devem ficar mais amenas.

Chuva
Mapa de chuva na manhã de quinta-feira (14).

Em resumo, os próximos dias possuem grande possibilidade de ocorrências de chuvas, principalmente na faixa litorânea do Nordeste, mas por outro lado, as temperaturas tendem a ficar mais elevadas no interior da região, chegando próximo dos 40°C. Ou seja, nesses casos é recomendável redobrar a hidratação e o uso de proteção solar.

ZCIT: atual protagonista do clima no Nordeste

Segundo o modelo de confiança da Meteored Brasil, o ECMWF, são esperadas anomalias positivas de precipitação nesta semana, entre 11 e 18 de março, com destaque para o litoral do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A partir da previsão, é possível observar o sistema ZCIT muito bem configurado no litoral norte do país, além das alta disponibilidade de umidade no litoral leste do Nordeste.

Nesta semana, a região Nordeste segue em alerta para eventos extremos de precipitação por influência da ZCIT.

Mas por outro lado, no interior do Nordeste, o cenário de chuvas se mostra irregular com tendência a chuvas abaixo da média, favorecendo o aumento nas temperaturas nesta semana.

Anomalia de precipitação e temperatura
Anomalia de precipitação (esquerda) e anomalia de temperatura do ar (direita) entre 11 e 18 de março. Fonte: ECMWF.

Para os próximos 10 dias, a tendência é de um cenário de irregularidade de chuvas no Nordeste, principalmente no interior da Bahia, na porção do médio São Francisco, Sergipe, parte de Alagoas e Pernambuco, além de uma pequena porção no Piauí.

Anomalia de chuva
Anomalia de precipitação para o período de 18 a 25 de março, segundo o modelo ECMWF.

Ou seja, não se descarta a possibilidade de chuvas abaixo da média entre 18 e 25 março, com ênfase na porção interiorana do Nordeste. No decorrer do mês, o modelo ECMWF deverá atualizar as suas previsões, então fique ligado no site da Meteored Brasil.