O que esperar da segunda quinzena de maio?

Maio vem apresentando condições típicas de outono, com aumento da amplitude térmica e predomínio do tempo seco. Chuvas no extremo norte do país e no leste do Nordeste também foram destaques. Será que o padrão irá se manter?

frio de outono, onde de frio
Será que haverá mais episódios de frio na próxima quinzena. Ao que tudo indica, há grande chance sim, principalmente no fim do mês.

O mês de maio vem apresentando um padrão típico de outono, com a incursão das primeiras massas de ar polar que proporcionaram as menores temperaturas do ano, até o momento, e o aumento da amplitude térmica devido, também, ao tempo mais seco.

Destaque também foi para o aumento da umidade na Região Sul, como consequência da frequência maior da passagem de frentes frias, que contribuíram para o atingimento e superação da média de precipitação do mês para parte da metade norte do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina.

No extremo norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) proporcionou eventos volumosos de chuva, com precipitação já superando o volume climatológico em boa parte do norte do Nordeste e no nordeste do Pará. Será que esse padrão irá se manter?

Oscilações de Madden-Julian (MJO) e Antártica (AAO)

Na escala de tempo semanal, as mudanças nas oscilações de MJO e AAO são as que possuem maior influência nos padrões de distribuição de precipitação na América do Sul.

Nos próximos dias, a AAO passa a entrar em uma tendência negativa refletindo em uma maior frequência da passagem de sistema frontais e da incursão de massas de ar polar pelo Centro-Sul do país.

Em relação à MJO, esse fator contribuiu para o aumento das chuvas na Região Norte, principalmente durante a primeira semana de maio. Na próxima quinzena, a MJO passa a atuar em neutralidade, não sendo um fator que potencialize e nem iniba a ocorrência de chuvas no extremo norte do país.

Anomalias de precipitação do modelo ECMWF

A última atualização do modelo europeu ECMWF para um horizonte mais estendido, mostra para a próxima semana a manutenção de um padrão mais seco para o Centro-Leste do país. Já para o Centro-Sul, a neutralidade das anomalias corresponde a uma condição mais úmida, coincidindo com o comportamento da AAO.

No entanto, ao analisar o acumulado para os próximos 10 dias (tuíte), não há expectativa de chuvas volumosas, com uma frente fria avançando a partir do fim da próxima semana de forma rápida.

Na última semana do mês, o efeito da tendência negativa da AAO é mais claro através das anomalias positivas entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que podem representar um evento de chuva ocasionado por um sistema frontal.

Sendo assim, quando há sistemas frontais avançando mais pelo país, pode-se esperar a incursão de massa de ar polar. Portanto, o frio também está garantido para a última semana do mês.