O frio continua nesta sexta-feira com riscos de geada e temperaturas próximas de 0°C; confira a previsão

A sexta-feira terá temperaturas próximas a 0°C, o que aumenta as chances de geadas sobre partes do Brasil. Massa de ar frio continua atuando sobre o país nos próximos dias.
Durante toda a semana noticiamos as baixas temperaturas em diversos municípios do Brasil, principalmente na Região Sul. E o amanhecer desta quinta-feira (3) não foi diferente. De acordo com algumas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as mínimas se aproximaram e até mesmo ficaram inferiores a 0°C no amanhecer desta quinta (3), confira:
- Lages/SC registrou -0,1°C
- Bom Jardim da Serra/SC marcou 1,3°C
- Curitibanos teve mínima registrada de 1,5°C
- Vacaria/RS foi observado 1,6°C às 06h da manhã de hoje (3).
A previsão é de que as temperaturas vão permanecer baixas também nos próximos dias, mesmo com a diminuição da intensidade da massa de ar polar. Áreas do norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e alguns pontos do Paraná têm riscos de geadas nesta sexta-feira (4).
Nos acompanhe para mais informações sobre o tempo para esta sexta-feira (4).
Ar frio permanece forte sobre o Sul e Sudeste
No final da noite desta quinta (3) e nas primeiras horas da sexta (4) a previsão indica temperaturas abaixo dos 10°C em boa parte do Rio Grande do Sul, com exceção das áreas a leste do estado como, por exemplo, Porto Alegre/RS (10°C), Rio Grande/RS (12°C) e Torres/RS (13°C)

Durante o amanhecer, por volta das 6h da manhã, o frio vai tomar conta do norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, além de áreas do sul e centro do Paraná. Há riscos de geadas, pois nestas áreas as temperaturas variam entre 0°C, em São Joaquim/SC, e 4°C em Irati/PR e Erechim/RS.
Sobre a Região Sudeste os riscos de geadas são menores em comparação com a Região Sul, devido às temperaturas mínimas estarem um pouco mais altas. No entanto, aquele friozinho durante as manhãs não deixará de ser sentido, principalmente no sul e no leste dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A sexta-feira (4) começa com temperaturas que variam entre 9°C e 12°C no estado paulista e entre 10°C e 14°C na região serrana e sul do Rio de Janeiro. A sensação será de temperaturas ainda mais baixas, devido a presença de umidade sobre este setor do Sudeste. Nas áreas da Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e o Sul de Minas Gerais, mínimas previstas entre 7°C e 9°C com baixas chances de geadas.
Máximas abaixo da média para o centro-sul do Brasil
As temperaturas máximas nesta sexta-feira (4) serão maiores em comparação com hoje (3), no entanto ainda permanecem abaixo da média. Nos municípios de Novo Hamburgo/RS e Criciúma/SC, a máxima não supera os 21°C, no restante do estado gaúcho e catarinense os termômetros variam entre 12°C e 18°C, durante a tarde.
No Paraná, o noroeste do estado tem previsão de temperaturas próximas aos 22°C em Paranavaí/PR, Colorado/PR e Londrina/PR. Nos municípios mais ao sul, o frio ainda permanece firme, com máxima prevista de 15°C em Ponta Grossa/PR e na capital Curitiba/PR.

Ao chegar no Sudeste, o leste da região terá máximas variando entre 15°C e 17°C na faixa entre Apiaí/SP e Caraguatatuba/SP, no litoral norte. Em São Paulo/SP, capital, a máxima não supera os 16°C. Outra capital com friozinho na tarde de amanhã (4) será o Rio de Janeiro/RJ, na cidade os termômetros não superam os 19°C.
Em Minas Gerais, apenas no sul e leste do estado as temperaturas ficam abaixo dos 20°C, municípios como Delfim Moreira (14°C), Passa Quatro (16°C), ambos na Serra da Mantiqueira. Em Belo Horizonte/MG, as temperaturas também ficam mais baixas, mínima de 11°C e máxima de 23°C.